Taboão da Serra

Endurecimento nas regras da quarentena começam a valer a partir desta segunda, 15

A partir desta segunda-feira, dia 15 de março, as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra aderem às regras de endurecimento da quarentena, a chamada fase emergencial do Plano São Paulo. Entre as novas regras estão a suspensão do atendimento presencial nos órgãos públicos não essenciais, além do Toque de Recolher, das 20h às 5h.

O Governo do Estado divulgou as novas regras na quinta, 11. Taboão da Serra diariamente divulga a quantidade de leitos ocupados, chegou a 100% de ocupação na noite de sábado, 13. Na cidade, treze pacientes infelizmente morreram aguardando vagas na UTI, do Estado de São Paulo. Mortes diárias e rápido aumento de casos.

O prefeito Aprígio ressaltou que a adoção de medidas mais rígidas é necessária para assegurar a vida de todos. “O Brasil está passando por um período difícil da pandemia. O vírus ficou mais forte e está mais letal. Precisamos aderir às medidas de distanciamento social e seguir as recomendações para controlar o avanço da COVID-19 e garantir que vidas sejam salvas”, afirmou o prefeito. 

 
 O que muda?
 
No toque de recolher somente os serviços essenciais como supermercados, farmácias e postos de combustíveis podem ficar abertos. 
 
 Retirada de refeições em bares e restaurantes estão proibidas, assim como atendimento presencial nas mesas. O drive-thru está liberado das 5h às 20h. E o delivery, sem restrição de horário.
 
Cultos estão proíbidos, assim como o funcionamento de lojas de material de construção.
 
Foto divulgação 

Justiça autoriza volta às aulas presenciais

O Tribunal de Justiça de São Paulo autorizou o retorno das aulas presenciais em fevereiro. A liminar que suspendia a volta foi derrubada na tarde de sexta, 29.

 
 A nova decisão da Justiça foi a pedido do governo de São Paulo. O presidente do TJSP, Geraldo Francisco Pinheiro Franco, observou que cabe às famílias escolherem se as crianças devem ir presencialmente à escola ou não.  
 
No retorno, as escolas estão autorizadas a funcionar com 35% do total de alunos diariamente. 
 
 
Foto Agência Brasil e informações G1

Dória regride Grande São Paulo para fase laranja

O governador João Dória regrediu a grande São Paulo, que inclui as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra para a fase laranja, em coletiva nesta sexta, dia 26 de fevereiro. 
 
Na fase laranja o funcionamento dos serviços não essenciais fica limitado até oito horas diárias, com atendimento presencial máximo de 40% da capacidade e o encerramento até as 20h. O atendimento presencial em bares também está proíbido. 
 
Na quarta, Dória havia determinado "toque de restrição" que restringe a circulação em todo estado das 23h às 5h, medida que se inicia nesta sexta e segue até o dia 14 de março. 
 
Foto divulgação reprodução 

Comércios da região podem funcionar até 20h na semana

Nesta segunda-feira, dia 25 de janeiro, todo o estado de São Paulo precisará cumprir o decreto que determina que os comércios podem funcionar das 6h às 20h, de segunda a sexta-feira, com 40% de sua capacidade. Aos finais de semana poderão operar somente os serviços essenciais. 

 
A medida que foi anunciada pelo governador João Dória, na sexta, 22, vale pelo menos até o dia 7 de fevereiro e visa conter aglomerações e com elas o contágio do coronavírus.  
 
Em vídeo no facebook o prefeito de Itapecerica da Serra, Francisco Nakano comentou sobre a medida. "Precisamos compreender a necessidade de recuarmos. O vírus da Covid-19 está entre nós e precisamos lutar com as armas que temos disponíveis", disse.
 
Foto divulgação 

Manifestação contra o fechamento de especialidades no HGP é realizada na BR

Mães, pais, parentes e pacientes contrários ao fechamento das especialidades fisioterapia pós operatória, oftamologia e dermatologia, que eram oferecidas pelo Hospital Geral do Pirajuçara realizam passeata pelo acostamento e uma faixa da da Rodovia Régis Bittencourt, na manhã desta quinta-feira, dia 11 de fevereiro. 
 
O objetivo deles é pedir que o Estado reveja o fechamento e garanta uma saúde de qualidade. Eles também se manifestam contrários ao atendimento somente de casos de emergência encaminhados pela saúde de Itapecerica no Pronto Socorro do Hospital Geral de Itapecerica da Serra. 
 
"Em defesa da saúde e do orçamento da saúde, contra qualquer fechamento dos equipamentos da saúde.  Nós somos contra", afirmam em caminhada.
 
A manifestação já causa trânsito na altura do Parque Pinheiros.  
De acordo com a secretaria de Saúde do estado a demanda de fisioterapia será absorvida pelo município, e as especialidades de oftalmologia e dermatologia da unidade estão garantidos no AME Taboão da Serra. Mas, os pacientes que precisam estão encontrando dificuldades para passarem com esses especialistas.

Dória anuncia fase vermelha aos finais de semana e dias úteis a partir das 20h

O govenador de São Paulo, João Dória  anunciou nesta sexta-feira, dia 22 de janeiro, o retrocesso para a fase vermelha  aos finais de semana e à partir das 20h até às 6h nos dias de semana em todo o estado de São Paulo. A medida começa a valer a partir de segunda, dia 25 e segue até o dia 7 de fevereiro.

Apenas serviços essenciais como padarias, mercados e farmácias, podem ficar abertos nos finais de semana. Bares, restaurantes e comércio não poderão funcionar. A medida visa "restringir os horários e serviços para diminuir a circulação das pessoas e vírus", afirma o estado.

Foto reprodução 

© 2015-2020 Click Regional - Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por OSN

logo site