logo site

Saúde

Itapecerica muda atendimento de casos suspeitos de covid-19

Desde a última segunda-feira, dia 20 de julho, todas as Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família, além dos Prontos Socorros do Jacira e do Centro, além do Drive Thru Central na cidade de Itapecerica da Serra passaram a atender casos suspeitos. 

O Centro de Especialidades Municipal (CEM) não fará mais este tipo de atendimento, informou a Autarquia Municipal de Saúde da cidade.

De acordo com a Autarquia todas as UBSs e USFs, das 8h às 12h, estão realizando coleta de swab para Covid-19 em pacientes sintomáticos, do 3º ao 7º dia de sintomas.

Com informações e foto Assessoria de Imprensa / PMIS

Covid-19 já fez 302 vítimas fatais em Taboão

O coronavírus já fez 302 vítimas fatais na cidade de Taboão da Serra. A mais nova tinha 27 dias de vida. Ao todo são 9.726 casos confirmados com a doença. 

 
Os dados divulgados nesta quarta, 25 de novembro, indicam que 9.015 pessoas se curaram da doença. No momento, 409 vítimas seguem em acompanhamento feito pela Saúde do município. 
 
Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) estavam internadas 24 pessoas. De 11 de setembro até o dia 24 de novembro ao todo a unidade atendeu 1.1332 pacientes.

Vacina da gripe é aberta a todos nas UBS's de Itapecerica e São Paulo

Os moradores que não tomaram a vacina da gripe porque não estavam no público alvo da campanha, agora tem a oportunidade de se imunizarem. As Unidades Básicas de Saúde de Itapecerica da Serra e São Paulo, abriram a vacinação para todos os públicos, seguindo determinação do Ministério da Saúde.  

 
As vacinas estarão disponíveis até acabarem do estoque. Aquelas pessoas que não tomaram e estão no grupo prioritário como idosos, bebês de seis meses a quase seis anos, gestantes e puérperas, por exemplo, podem ir até às UBS's para se imunizarem.  
 
Para se vacinar é necessário levar a carteira de vacinação e o cartão do SUS, além de um documento com foto.  
 
A vacina não protege contra o novo coronavírus, ainda não há como ficar imune dessa doença, porém o governo considera que é fundamental para diminuir o número de pessoas que apresentem problemas respiratórios graves, principalmente as que necessitam de internação.  
 
Taboão 
 
A Prefeitura informou que a vacina não foi liberada para todos os públicos na cidade de Taboão da Serra.
 
Foto: Ricardo Vaz / PMTS

Obra de ampliação da UBS Margaridas é entregue em Taboão

Mais uma Unidade Básica de Saúde foi ampliada na cidade de Taboão da Serra. Foi inaugurado pela Prefeitura na UBS do Jardim das Margaridas dez novos consultórios, copa, banheiros e área para acessibilidade.  

 
Com a entrega, a UBS conta com ao todo dezesseis consultórios, com capacidade para atender uma população de mais de 30 mil pessoas em especialidades como odontologia, ginecologia, psiquiatria, nutrição, entre outras. 
 
O valor total da obra é de 2.029.625,72, sendo que R$ 500 mil são de uma emenda da deputada federal Bruna Furlan. 
 
Além dos novos consultórios, todo o prédio passou por reforma, como os banheiros e nas áreas de acessibilidade para deslocamento de pessoas portadoras de necessidades especiais. A parte antiga da UBS segue em reforma. 
 
A deputada Analice Fernandes, relembrou de quando a UBS foi inaugurada. “Essa entrega é simbólica porque há 30 anos, quando o prefeito era o Dr. Armando Andrade, o Fernando, que era vice, assumiu interinamente a prefeitura e inaugurou a Unidade do Margaridas”, disse. 
 
A secretária de Saúde Dra. Raquel Zaicaner agradeceu o empenho do prefeito Fernando Fernandes pela Saúde, ampliando os serviços e construindo novas unidades. “Temos mais duas unidades em construção, uma no Trianon, que também vai receber um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) com entrada independente.  E outra UBS no Laguna que serão inauguradas em 2021”, explicou.
 
Raquel elencou as demais obras na Saúde como do prédio próprio do Serviço Especializado de Reabilitação (SER), Centro Odontológico e CAPs infantil, no Guaciara, reforma e ampliação do Centro de Especialidades Médicas.  
 
O ato contou com a presença de vereadores e secretários municipais. O prefeito Fernando Fernandes não participou por motivos de saúde.
 
Texto com informações Charles Eliseu e foto Ricardo Vaz 

Médica de Taboão morre em decorrência do novo coronavírus

A saúde pública de Taboão da Serra perdeu mais uma profissional em decorrência de complicações do novo coronavírus. Doutora Tania Regina dos Santos Andrade faleceu nesta sexta. Ao todo já foram registradas 311 mortes. 9.927 pessoas confirmadas com a doença.

 
 Os vereadores André Egydio e Érica Franquini lamentaram a morte da doutora Tânia. "Deus recolheu a incrível Dra. Tania uma médica maravilhosa que trabalhou com minha esposa Patrícia na UBS do Jardim América, que tinha amor à profissão e tratava os pacientes com muito carinho! Todos nós sentiremos muito a sua falta, peço a Deus para nesse momento difícil poder confortar o coração de toda a sua família e dos seus amigos", lamentou André.  
 
"É com uma tristeza infinita no coração que venho comunicar o falecimento de uma grande amiga que certamente marcou as vidas daqueles que puderam conviver com ela. Ficam as recordações de uma mulher maravilhosa que deu e ensinou muito a todos nós. Aos seus queridos familiares deixo os meus sinceros pêsames", postou Érica.  
 
Na rede social, o vice-prefeito Laércio Lopes lamentou a partida da médica. "Muito triste com a notícia do falecimento da doutora Tânia, uma profissional incrível e um ser humano admirável. Fará muita falta! Que Deus conceda conforto aos corações de amigos, familiares, colegas de profissão e aos seus pacientes", disse.
 
Diversos pacientes e moradores da cidade também se entristecedam com a perda. Somente mensagens de elogios, do quanto a doutora era carinhosa e excelente na profissão foram postadas na rede social. Relatos apontam que ela atendia na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
 
Foto divulgação 

Ampliação da UBS Margaridas será entregue nesta sexta, 20, em Taboão

Os dez novos consultórios, além da reforma nos banheiros e área de acessibilidade na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim das Margaridas em Taboão da Serra serão entregues pelo prefeito Fernando Fernandes nesta sexta-feira, 20 de novembro, às 10h.

Com a ampliação, o local terá capacidade para atender uma população de 30 mil pessoas em especialidades como odontologia, ginecologia, psiquiatria, nutrição, entre outras. No total, a UBS passará a contar com 16 consultórios.

 De acordo com o prefeito Fernando Fernandes a ampliação da UBS foi necessária devido ao crescimento populacional da região do Jardim das Margaridas. 

“Inaugurei a UBS Margaridas no início dos anos 90. Eu era vice-prefeito, mas estava como suplente do então prefeito Armando de Andrade. Desde então, a demanda por atendimento médico na região cresceu muito, bairros como o Jardim Comunitário e o São Judas surgiram ou se expandiram e não podemos esquecer que a unidade é referência até mesmo para moradores do Embu das Artes, principalmente do Parque Esplanada”, comentou.

Mais investimentos

Segundo a Prefeitura de também há investimento na ampliação do atendimento médico nas regiões do Parque Laguna e do Jardim Trianon, que ganharão novas UBSs em 2021. Juntas, as unidades atenderão cerca de 70 mil moradores.

Com informações e foto Assessoria de Imprensa da Prefeitura

© 2015-2020 Click Regional - Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por OSN

logo site