logo site

Cotidiano

Saúde de Itapecerica afirma que conta com 41 leitos para coronavírus

A rede municipal de saúde da cidade de Itapecerica da Serra conta com 41 leitos para COVID-19 sendo: dez leitos de clínica de coronavírus e oito leitos de suporte ventilatório pulmonar destinado ao tratamento da doença no Pronto Socorro central. 

Ao Click Regional a secretaria de saúde informou que o Pronto Socorro do Jacira disponibiliza 23 leitos de clínica médica para covid-19. Até a última quarta, o PS central estava com três leitos ocupados. Nenhum no Jacira.

Em atualização às 11h desta quinta, dia 21 de janeiro, Itapecerica contabilizava 184 mortes devido ao coronavírus. Nenhuma nas últimas 24 horas. Ao todo são 7 óbitos suspeitos.

Ruas do Branca Flor em Itapecerica viram rio após tempestade

Na cidade de Itapecerica da Serra os moradores das ruas Vera Cruz e Cruzeiro do Sul no bairro Branca Flor sofreram com a forte chuva, na tarde desta terça, dia 19 de janeiro. 

 
O morador Everton Góis afirmou que meia hora de chuva fez com que as ruas ficassem embaixo d'água. "Lamentável. Os esgotos cheios, assim como o rio,  que teve os acessos fechados. Toda chuva é a mesma coisa: as ruas ficam cheias", lamentou. 

PS do HGIS continua atendendo e Itapecerica precisa melhorar saúde para a mudança do Estado

 O Pronto Socorro do Hospital Geral de Itapecerica da Serra será referenciado para casos de coronavírus. Essa mudança iria acontecer dia 1° de fevereiro, mas pelos próximos três meses o PS continuará atendendo normalmente, até adequação da saúde do município. 

 
De acordo com a deputada estadual Analice Fernandes o prefeito Dr. Nakano se comprometeu a preparar a rede de saúde municipal para que a população possa ser melhor orientada, encaminhada e atendida. 
 
Ainda segundo a deputada, o mesmo será feito pelo HGIs. "Que vai se preparar para aumentar os atendimentos dos casos de alta e média complexidade prioritariamente e diminuirá o atendimento de casos simples de urgência e emergência, que serão de responsabilidade do município", frisou. 
 
Analice, Nakano, seu vice Rafael e vereadores Soares, Fabio Santana, Cícero Melo, Kinho Brito e Val Santos estiveram em reunião com o secretário executivo Eduardo Adriano, na secretaria de saúde do estado de São Paulo, na tarde desta quinta-feira, dia 21 de janeiro.
 
Foto facebook Analice Fernandes 

Itapecerica volta para estado de calamidade e somente serviços essenciais abertos, decreta Nakano

A cidade de Itapecerica da Serra voltou a partir deste sábado, 16 de janeiro, para a fase vermelha do Plano São Paulo, além de se manter em estado de calamidade pública. O decreto do prefeito Dr Francisco Nakano determina que somente os serviços essenciais devem permanecer abertos e com medidas rígidas. Com suspensão de atendimento presencial em comércios e serviços não essenciais, com exceção aos salões de cabelereiros, lojas de cosméticos, perfumarias e casas lotéricas.
 
O decreto autoriza que permaneçam abertas as farmácias, supermercados, hortifruti, lojas que vendem produtos para animais, distribuidoras de gás. Restaurantes e lanchonetes com sistema delivery, sem consumo no local.
Padarias com a proibição de lanches e refeições para consumo no balcão. Postos de combustíveis sem consumo.  
 
Em relação as demais lojas, como as do shopping estão permitidas vendas remotas pela internet e telefone. As entregas podem ser feitas no sistema delivery. Confira decreto aqui.
 
Caso as determinações de distanciamento entre as pessoas de no mínimo 1,5 metro, sem que haja aglomerações, disponibilização de álcool em gel, divulgação de informações sobre o coronavírus, não sejam cumpridas, os estabelecimentos estão passíveis de multas e até mesmo a cassação do alvará. 
 
Na sexta o Governo de São Paulo havia colocado Itapecerica em alerta, por estar com ocupação hospitalar de pacientes graves com coronavírus acima de 80%. A recomendação era exatamente essa que o prefeito tomou "que a Prefeitura determine a restrição total de atividades não essenciais para aliviar a pressão sobre hospitais públicos e particulares", afirmou o governo.
 
A íntegra do decreto pode ser conferida no link abaixo - edição 492 / janeiro 2021.
 

Vereadores se unem pelo não fechamento do PS do Hospital Geral de Itapecerica

A notícia de que o Pronto Socorro do Hospital Geral de Itapecerica da Serra irá fechar, a partir do dia 1° de fevereiro, causa preocupação aos moradores da cidade. Um abaixo assinado virtual dos doze vereadores da cidade busca por assinaturas contra a medida do governo do Estado de São Paulo. Assine aqui http://chng.it/zP2DkkxG.  

 
Val Santos (Republicanos), Cícero Melo (DEM), Tonho Paraíba (PTB), Allan Dias (PSDB), Soares (Republicanos), Alex Pires (PSDB), Kinho Brito (PL), Irmã Rose (Republicanos), Cepacol (PSDB), Fábio  Santana (PT), Daniel Belchior (PTB) e Gilberto, Giba (PL), estiveram no Hospital nesta quarta e entregaram um ofício pelo não fechamento do PS que fica dentro do Hospital. 
 
Os ex-vereadores Ramon Corsini e Pastor Márcio também se posicionam contrários ao fechamento. Eles estiveram com a deputada estadual, Analice Fernandes que em vídeo afirmou que vai intervir junto ao governo do estado. 
 
"Essa segunda onda da Covid nos deixa bastante temerosos, quero encampar essa luta com vocês, já abrir um diálogo com a secretaria de Saúde para que o Pronto Socorro não feche neste momento (de pandemia)", disse. 
 
De acordo com Analice o PS atende uma média de 500 pessoas por dia. O pronto socorro do Hospital Geral de Itapecerica da Serra atende também as cidades da região: Juquitiba, Embu Guaçu, São Lourenço, Embu das Artes. 
 
A secretaria de Saúde do estado não retornou ao Click Regional a cerca do que motivaria o fechamento do Pronto Socorro do Hospital. Porém, até o momento informou em nota que o PS permanece atendendo normalmente.  

Corpo de homem é encontrado sem vida na praça central de Itapecerica

O corpo de um homem foi encontrado sem vida na manhã desta terça, dia 12 de janeiro, na praça Largo da Matriz, no centro de Itapecerica da Serra. A identificação, idade e a causa da morte não foram divulgados.
 
Há anos moradores de rua e andarilhos tomam as ruas da cidade de Itapecerica. Algumas perdas foram registradas e o trabalho de voluntários é efetivo, mas pouco valorizado e apoiado.
 
A polícia militar preservou o local. O prefeito esteve na praça.
 
Ainda hoje maiores informações.

© 2015-2020 Click Regional - Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por OSN

logo site