Educação

Justiça autoriza volta às aulas presenciais

O Tribunal de Justiça de São Paulo autorizou o retorno das aulas presenciais em fevereiro. A liminar que suspendia a volta foi derrubada na tarde de sexta, 29.

 
 A nova decisão da Justiça foi a pedido do governo de São Paulo. O presidente do TJSP, Geraldo Francisco Pinheiro Franco, observou que cabe às famílias escolherem se as crianças devem ir presencialmente à escola ou não.  
 
No retorno, as escolas estão autorizadas a funcionar com 35% do total de alunos diariamente. 
 
 
Foto Agência Brasil e informações G1

Educação de Itapecerica e Embu fica abaixo da meta no IDEB

Educação das cidades de Itapecerica da Serra e Embu das Artes ficou abaixo da meta estabelecida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Itapecerica obteve 6.1 de IDEB em 2019. A meta era de 6.3. A cidade caiu na meta se comparada com 2017 de 6.3 para os atuais 6.1.

Embu das Artes também teve uma pequena queda se comparada com 2017, de 6.2 para os atuais 6.0. A meta em 2019 era de 6.1.

A meta para 2021 é de 6.5 na educação de Itapecerica. E, em Embu 6.3.

Foto divulgação 

Aulas presenciais não retornam no início de fevereiro em Embu

Os alunos da rede municipal de Embu das Artes não vão retornar às aulas presenciais no começo de fevereiro deste ano. As aulas serão mantidas por método remoto, ou seja, ensino à distância. 

 
A decisão da secretaria de Educação da cidade visa "a não disseminação do coronavírus entre a população e promover a segurança sanitária do município". 
 
De acordo com a Prefeitura, a secretaria de Educação fará uma nova avaliação na segunda quinzena de fevereiro, já contando com a perspectiva do início da vacinação contra a covid-19, que já se inicou para os profissionais de Saúde, na terça, dia 19, e seus efeitos. 
 
"A Secretaria havia preparado todo o material didático e o protocolo sanitário para o retorno às aulas, mas tomou a decisão após realizar inúmeras reuniões com a equipe técnica de saúde, levando em consideração que a maioria das crianças não apresentam os sintomas de covid-19, o que pode contaminar os professores e os próprios pais, avós e parentes. Além disso, crianças têm muita dificuldade de respeitar os protocolos sanitários", informou a Prefeitura. 
 
 Texto com informações Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Embu e foto divulgação 

Aulas presenciais em Itapecerica só retornam em 2021, decreta Jorge Costa

O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa decretou, no último dia 8 de setembro, que as aulas presenciais nas escolas municipais da cidade só retornem em 2021.  

 
O decreto especifica "manutenção da suspensão das aulas presenciais na Rede Municipal da Educação até o final do ano letivo de 2020, com o retorno das aulas presenciais no ano letivo de 2021". 
 
 O documento leva em consideração o "estado de calamidade" em razão da pandemia do novo coronavírus e ainda "que a rede de ensino envolve diretamente cerca de 20 mil pessoas que podem ser passíveis de contaminação", dentre outras. 
 
O decreto deixa por decisão das escolas particulares e estaduais retornarem as aulas este ano.  "Fica facultado as escolas particulares e estaduais acatarem as decisões contidas neste decreto ou as determinações do Estaduais, desde que atendidas todos os protocolos de distanciamento social e fitossanitários, mediante aprovação prévia de protocolo a ser submetido ao comitê de Prevenção e Enfrentamos do novo coronavírus".
 
Coronavírus  
 
Nesta quinta, dia 10, Itapecerica contabilizava 137 mortos em decorrência do novo coronavírus. 18 óbitos não confirmados. 1.629 casos de pessoas confirmadas e 1.332 pessoas curadas.

Itapecerica decide por ensino remoto e início em 22 de fevereiro

O retorno das aulas na cidade de Itapecerica da Serra será por ensino remoto, anunciou a secretaria municipal de Educação, com início em 22 de fevereiro.

"As atividades escolares iniciarão no modelo remoto, com posterior e gradativa passagem ao modelo híbrido e presencial", afirma a Prefeitura. 
 
De acordo com a Prefeitura, Dr. Nakano e o secretário de educação, Márcio Carvalho asseguram que o início das atividades escolares "acontecerá em um momento que transmita tranquilidade às equipes escolares e às famílias de nossos alunos, atendendo a todos os protocolos fitossanitários", disse. 
 
O Conselho Municipal de Educação em reunião, realizada nesta sexta, dia 22 de janeiro, homologou o Calendário Escolar de 2021 da rede municipal de ensino da cidade.
 
Foto divulgação. Matéria Atualizada às 23h16

Jovem realiza pesquisa em Taboão e Itapecerica sobre o ensino publico a distância

O ensino a distância tem sido um grande desafio para os alunos e os professores durante esta quarentena devido ao novo coronavírus. Dados do projeto "Fronteiras Educacionais" apontam que alunos alcançados das cidades de Taboão da Serra, Itapecerica da Serra e Embu das Artes com a pesquisa mostraram que este tipo de ensino "é estressante, desgastante e cansativo", já os professores tem encontrado dificuldades "em conciliar as atividades profissionais com as de casa, mas estão se adaptando". 
 
O jovem Matheus Hengles, de 17 anos estudou ensino fundamental e médio na escola Salvador de Leone em Itapecerica e é dele a iniciativa de pesquisar sobre as adaptações, dificuldades e desafios do ensino a distância. Hengles também realiza palestras motivacionais sobre vivências educacionais, ensino no exterior, entre outros assuntos. 
 
A pesquisa demonstra que 90% dos alunos e professores entrevistados acreditam que "grupos com professores acostumados com aulas a distância iram ajudar no ensino". 80% deles apontam "que palestras educacionais seriam um instrumento benéfico para os estudantes". 
 
De acordo com o jovem a pesquisa "buscava coletar informações e sugestões que serão usadas para amenizar os efeitos negativos que o ensino a distância possui em algumas regiões", explicou.
 
Palestra 
 
50% do valor arrecadado será revertido para comprar cestas básicas para famílias carentes. As palestras serão online confira como adquirir ingresso e para formulário de inscrição. 
 
 
Link para o fórmulario (necessário preencher para participar): https://forms.gle/EA9EjEYXv6esmkaN9


© 2015-2020 Click Regional - Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por OSN

logo site