logo site

Educação

Educação de Itapecerica e Embu fica abaixo da meta no IDEB

Educação das cidades de Itapecerica da Serra e Embu das Artes ficou abaixo da meta estabelecida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Itapecerica obteve 6.1 de IDEB em 2019. A meta era de 6.3. A cidade caiu na meta se comparada com 2017 de 6.3 para os atuais 6.1.

Embu das Artes também teve uma pequena queda se comparada com 2017, de 6.2 para os atuais 6.0. A meta em 2019 era de 6.1.

A meta para 2021 é de 6.5 na educação de Itapecerica. E, em Embu 6.3.

Foto divulgação 

Em 2021 mais quatro escolas de Taboão e Embu terão ensino em período integral

A partir de 2021 mais quatro escolas estaduais estarão funcionando em período integral, que corresponde de 7 a 9 horas de permanência do aluno na unidade de ensino. 

 
Em Taboão os alunos da escola EE Gilberto Freire, ficarão na unidade por 9 horas. Já na EE José Roberto Pacheco o período será de 7 horas, em dois turnos.
 
Na cidade de Embu das Artes as escolas EE Rodolfo José da Costa  e Silva e EE Henrique Costa terão dois turnos de 7 horas. 
 
“O ensino integral é uma grande vitória para educação, que poderá se estruturar em bases mais sólidas, para que nossos alunos tenham uma melhor formação”, avalia a deputada estadual Analice Fernandes. 
 
Para o dirigente Regional de Ensino de Taboão e Embu das Artes, Reinaldo Inácio de Lima, as 4 novas escolas em período integral, que irão se somar a duas existentes, "são um grande avanço para a região no que se refere a melhoria da qualidade da educação pública", disse.
 
Texto com informações e foto Assessoria de Imprensa 

Aulas presenciais em Itapecerica só retornam em 2021, decreta Jorge Costa

O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa decretou, no último dia 8 de setembro, que as aulas presenciais nas escolas municipais da cidade só retornem em 2021.  

 
O decreto especifica "manutenção da suspensão das aulas presenciais na Rede Municipal da Educação até o final do ano letivo de 2020, com o retorno das aulas presenciais no ano letivo de 2021". 
 
 O documento leva em consideração o "estado de calamidade" em razão da pandemia do novo coronavírus e ainda "que a rede de ensino envolve diretamente cerca de 20 mil pessoas que podem ser passíveis de contaminação", dentre outras. 
 
O decreto deixa por decisão das escolas particulares e estaduais retornarem as aulas este ano.  "Fica facultado as escolas particulares e estaduais acatarem as decisões contidas neste decreto ou as determinações do Estaduais, desde que atendidas todos os protocolos de distanciamento social e fitossanitários, mediante aprovação prévia de protocolo a ser submetido ao comitê de Prevenção e Enfrentamos do novo coronavírus".
 
Coronavírus  
 
Nesta quinta, dia 10, Itapecerica contabilizava 137 mortos em decorrência do novo coronavírus. 18 óbitos não confirmados. 1.629 casos de pessoas confirmadas e 1.332 pessoas curadas.

Taboão realiza rematrícula para 2021 dos alunos da Rede Municipal de Ensino

A Prefeitura de Taboão da Serra iniciou no dia último dia 21 de outubro e segue pelos próximos dias a campanha de rematrícula para 2021 dos quase 32 mil alunos da Rede Municipal de ensino.

 
Quem tem crianças de 0 a 5 anos que ainda não estão matriculadas na rede municipal de ensino deve procurar uma das escolas da prefeitura para realizar o cadastro. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados.
 
Para realizar o cadastro basta comparecer em uma das EMIs ou EMEFs mais próxima de casa, portando os seguintes documentos: RG ou certidão de nascimento da criança; documentos pessoais do responsável (RG e CPF) e um comprovante de endereço atualizado. 
 
A lista completa das escolas da Prefeitura de Taboão da Serra com os endereços está disponível em www.educataboao.com.br. 
 
Em decorrência da pandemia do novo coronavírus e para evitar aglomerações, as escolas estão agendando horários para cada turma. A recomendação é que vá até a escola apenas um membro da família e, se possível, leve a própria caneta.  É obrigatório o uso de máscara de proteção facial e manter distanciamento das demais pessoas. 
 
Kit alimentação  
 
Além de fazer a rematrícula, as escolas estão entregando para as famílias os kits de alimentação e novas apostilas do programa Estude em Casa. Os kits de alimentação, assim como no mês passado, contêm 2 kg de arroz, 1kg de feijão, 500gr de macarrão, 1 sachê de molho de tomate, 2 latas de sardinha, 600gr de leite em pó, 1 óleo, 1kg de sal, 1kg de açúcar, 220gr de achocolatado, 1 pacote de biscoito tipo maisena e 1 dúzia de ovos.
 
Os alunos também estão recebendo um pequeno kit da agricultura familiar com suco, biscoito e barra de cereal. Com relação ao programa Estude em Casa, a secretária interina de Educação, Cecília Novello, ressalta que os pais e familiares devem devolver as apostilas anteriores. 
 
“É de suma importância que as famílias devolvam as apostilas anteriores com as atividades que já foram feitas pelos alunos. As apostilas serão corrigidas pelos professores e, assim, serão compostas as notas dos alunos”, explica.
 
Texto com informações Vera Sampaio e foto Ricardo Vaz / PMTS

Jovem realiza pesquisa em Taboão e Itapecerica sobre o ensino publico a distância

O ensino a distância tem sido um grande desafio para os alunos e os professores durante esta quarentena devido ao novo coronavírus. Dados do projeto "Fronteiras Educacionais" apontam que alunos alcançados das cidades de Taboão da Serra, Itapecerica da Serra e Embu das Artes com a pesquisa mostraram que este tipo de ensino "é estressante, desgastante e cansativo", já os professores tem encontrado dificuldades "em conciliar as atividades profissionais com as de casa, mas estão se adaptando". 
 
O jovem Matheus Hengles, de 17 anos estudou ensino fundamental e médio na escola Salvador de Leone em Itapecerica e é dele a iniciativa de pesquisar sobre as adaptações, dificuldades e desafios do ensino a distância. Hengles também realiza palestras motivacionais sobre vivências educacionais, ensino no exterior, entre outros assuntos. 
 
A pesquisa demonstra que 90% dos alunos e professores entrevistados acreditam que "grupos com professores acostumados com aulas a distância iram ajudar no ensino". 80% deles apontam "que palestras educacionais seriam um instrumento benéfico para os estudantes". 
 
De acordo com o jovem a pesquisa "buscava coletar informações e sugestões que serão usadas para amenizar os efeitos negativos que o ensino a distância possui em algumas regiões", explicou.
 
Palestra 
 
50% do valor arrecadado será revertido para comprar cestas básicas para famílias carentes. As palestras serão online confira como adquirir ingresso e para formulário de inscrição. 
 
 
Link para o fórmulario (necessário preencher para participar): https://forms.gle/EA9EjEYXv6esmkaN9


Taboão segue com série de novas obras e ampliações na Saúde, Educação, Esportes e Cultura

Apesar de faltar apenas três meses para o final do mandato de Fernando Fernandes à frente da Prefeitura, a cidade de Taboão da Serra conta com uma série de obras em andamento. Na última quinta, 22 de outubro, o prefeito levou a imprensa regional para conhecer estas obras. 
 
Dentre as obras estão duas novas Unidades Básicas de Saúde uma no Laguna e outra no Trianon, que também vai receber um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) com entrada independente. Obras previstas para serem entregues no 2° semestre de 2021.
 
No Clementino foi construída a primeira escola municipal em período integral, espaçosa e com capacidade para atender por volta de trezentos alunos. Um novo Serviço Especializado de Reabilitação (SER) e Centro Odontológico, além do CAPS infantil no jardim Guaciara. Há ainda obras em andamento no Complexo da Mulher, no Parque Pinheiros que vai unir a Coordenadoria de Direitos da Mulher, a Delegacia de Defesa da Mulher e o Conselho Tutelar, facilitando, por exemplo, as denúncias. 
 
O Parque das Hortênsias vai contar com a escola de Artes e três estações temáticas de ciências, trânsito e educação ambiental, além de passar por melhorias. Dois novos espaços com grama sintética no campo do Botafogo e no jardim Record. 
 
Além da ampliação do Centro de Especialidades que vai ganhar oito novos consultórios, da UBS Margaridas que vai contar com dez novos consultórios, um deles odontológico e quinze novas salas no Centro de Referência da Mulher, que vai contar com o 2° pavimento. A escola municipal Horácio está recebendo duas novas salas, reforma dos banheiros e uma quadra coberta.
 
"Terminar um governo com tantas obras como o nosso era o que sempre deveria acontecer. O último ano é do governo e se tem oportunidades, vamos fazer. Estas obras tem dinheiro em caixa, com recurso garantido (fruto de empréstimo junto a Caixa Econômica Federal), seja quem for o próximo prefeito". "Essas obras em andamento são muito importantes. Fico muito feliz em poder realizá-las, esse é meu legado", afirma. 

© 2015-2020 Click Regional - Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por OSN

logo site