logo site

Educação

Educação de Itapecerica e Embu fica abaixo da meta no IDEB

Educação das cidades de Itapecerica da Serra e Embu das Artes ficou abaixo da meta estabelecida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Itapecerica obteve 6.1 de IDEB em 2019. A meta era de 6.3. A cidade caiu na meta se comparada com 2017 de 6.3 para os atuais 6.1.

Embu das Artes também teve uma pequena queda se comparada com 2017, de 6.2 para os atuais 6.0. A meta em 2019 era de 6.1.

A meta para 2021 é de 6.5 na educação de Itapecerica. E, em Embu 6.3.

Foto divulgação 

Fernando afirma que está descartada a volta às aulas em Taboão

O prefeito de Taboão da Serra, Fernando Fernandes afirmou na noite desta quinta-feira, 24 de setembro, que a volta às aulas está descartada por enquanto. Desde março, início da pandemia do novo coronavírus, as aulas presenciais estão suspensas. 

 
"Prezo muito pela opinião dos pais, o que eles desejam. Estão sendo feitas pesquisas, através do telefone, quase que semanais pela secretaria de Educação, e quase todas elas até agora, revelaram um número inferior há 80% de pais que não querem a volta às aulas", afirmou. 
 
De acordo com o prefeito a vontade dos pais será respeitada. "O limite para o retorno das aulas é a segurança das famílias e do poder público. Sem essa segurança é muito ruim pedir que os pais deixem que as crianças voltem às aulas sem estarem preocupados e estressados com o que possa acontecer. Hoje não existe esse clima de segurança", frisou. 
 
Fernando disse acreditar que o clima de segurança vai partir com a chegada da vacina do novo coronavírus. "O governo do Estado de São Paulo anunciou que na segunda quinzena de dezembro o estado começa a fazer a vacinação em massa em São Paulo, isso é maravilhoso".
 
Foto divulgação 

Aulas presenciais em Itapecerica só retornam em 2021, decreta Jorge Costa

O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa decretou, no último dia 8 de setembro, que as aulas presenciais nas escolas municipais da cidade só retornem em 2021.  

 
O decreto especifica "manutenção da suspensão das aulas presenciais na Rede Municipal da Educação até o final do ano letivo de 2020, com o retorno das aulas presenciais no ano letivo de 2021". 
 
 O documento leva em consideração o "estado de calamidade" em razão da pandemia do novo coronavírus e ainda "que a rede de ensino envolve diretamente cerca de 20 mil pessoas que podem ser passíveis de contaminação", dentre outras. 
 
O decreto deixa por decisão das escolas particulares e estaduais retornarem as aulas este ano.  "Fica facultado as escolas particulares e estaduais acatarem as decisões contidas neste decreto ou as determinações do Estaduais, desde que atendidas todos os protocolos de distanciamento social e fitossanitários, mediante aprovação prévia de protocolo a ser submetido ao comitê de Prevenção e Enfrentamos do novo coronavírus".
 
Coronavírus  
 
Nesta quinta, dia 10, Itapecerica contabilizava 137 mortos em decorrência do novo coronavírus. 18 óbitos não confirmados. 1.629 casos de pessoas confirmadas e 1.332 pessoas curadas.

Educação de Taboão supera meta no IDEB 

A Educação da cidade de Taboão da Serra superou a meta estabelecida pelo Inep que era de 6.3. Em 2019 a nota foi 6.7. 

A segunda de todas as cidades da região, inclusive de São Paulo. A meta para 2021 já foi ultrapassada já que é era de 6.5.

Taboão só não foi a primeira, porque Juquitiba alcançou 6.8. São Paulo obteve 6.5.

A Educação municipal da cidade de Taboão já foi destaque em rede nacional devido aos métodos utilizados para o ensino da matemática.

Com informações Jornal Sp Repórter e foto Ricardo Vaz / PMTS

Jovem realiza pesquisa em Taboão e Itapecerica sobre o ensino publico a distância

O ensino a distância tem sido um grande desafio para os alunos e os professores durante esta quarentena devido ao novo coronavírus. Dados do projeto "Fronteiras Educacionais" apontam que alunos alcançados das cidades de Taboão da Serra, Itapecerica da Serra e Embu das Artes com a pesquisa mostraram que este tipo de ensino "é estressante, desgastante e cansativo", já os professores tem encontrado dificuldades "em conciliar as atividades profissionais com as de casa, mas estão se adaptando". 
 
O jovem Matheus Hengles, de 17 anos estudou ensino fundamental e médio na escola Salvador de Leone em Itapecerica e é dele a iniciativa de pesquisar sobre as adaptações, dificuldades e desafios do ensino a distância. Hengles também realiza palestras motivacionais sobre vivências educacionais, ensino no exterior, entre outros assuntos. 
 
A pesquisa demonstra que 90% dos alunos e professores entrevistados acreditam que "grupos com professores acostumados com aulas a distância iram ajudar no ensino". 80% deles apontam "que palestras educacionais seriam um instrumento benéfico para os estudantes". 
 
De acordo com o jovem a pesquisa "buscava coletar informações e sugestões que serão usadas para amenizar os efeitos negativos que o ensino a distância possui em algumas regiões", explicou.
 
Palestra 
 
50% do valor arrecadado será revertido para comprar cestas básicas para famílias carentes. As palestras serão online confira como adquirir ingresso e para formulário de inscrição. 
 
 
Link para o fórmulario (necessário preencher para participar): https://forms.gle/EA9EjEYXv6esmkaN9


Inscrições para Educação Infantil de Taboão estão abertas

Quem tem crianças de 0 a 5 anos que ainda não estão matriculadas na rede municipal de ensino de Taboão da Serra deve procurar uma das escolas da prefeitura para realizar o cadastro. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 
Para realizar o cadastro basta comparecer em uma das EMIs ou EMEFs mais próxima de casa, portando os seguintes documentos: RG ou certidão de nascimento da criança; documentos pessoais do responsável (RG e CPF) e um comprovante de endereço atualizado.
 
Em decorrência da pandemia no novo coronavírus, poucos pais cadastraram seus filhos este ano na Educação Infantil. Vale ressaltar que o cadastro é essencial para que a Secretaria de Educação saiba quantas turmas abrir em cada escola e, assim, consiga atender corretamente as demandas por vagas para o ano que vem.
 
A lista completa das escolas da Prefeitura de Taboão da Serra com os endereços está disponível em www.educataboao.com.br.
 
Serviço:
Inscrições – Educação Infantil 2021
Onde? Escolas Municipais de Taboão da Serra
Informações? Secretaria de Educação – (11) 4788-5822
 
Com informações Vera Sampaio e foto Ricardo Vaz/ PMTS
 

© 2015-2020 Click Regional - Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por OSN

logo site