Os pacientes atendidos no Pronto-Socorro Central de Itapecerica da Serra voltam a contar com o serviço de farmácia interna 24 horas, que foi reaberto pela Prefeitura após quase dois anos de interrupção. A informação foi apurada pelo Click Regional.
O espaço, que havia sido fechado em novembro de 2023 devido às obras de reforma e ampliação da unidade, retoma suas atividades agora em outubro de 2025, oferecendo mais agilidade e segurança no atendimento à população. Durante o período de fechamento, o serviço farmacêutico foi transferido temporariamente para a USF Parque Paraíso.
De acordo com a superintendente de Saúde, Dra. Simone da Luz, a reativação da farmácia interna tem como foco “garantir a segurança no uso de medicamentos e a continuidade dos tratamentos, especialmente nos casos de urgência e emergência”.
O atendimento será exclusivo para pacientes que passaram por consulta no próprio Pronto-Socorro Central, permitindo que os medicamentos prescritos pelos médicos sejam retirados imediatamente após a consulta, sem necessidade de deslocamento para outras unidades.
A gestão municipal reforça que o funcionamento 24 horas da farmácia interna representa um avanço na qualidade da assistência e evita atrasos na administração de medicamentos, reduzindo o risco de interrupção de tratamentos e filas em outros pontos de dispensação.
A inauguração oficial do espaço deve ocorrer nos próximos dias.
Em entrevista ao Click Regional, o ex-vice-prefeito e ex-vereador Antônio Trolesi Rochel apresentou sua versão sobre o episódio de agressão ocorrido na manhã de segunda-feira (13), no pátio da Prefeitura de Itapecerica da Serra. Ele afirmou que a intenção era apenas conversar com o assessor da Cléo do Parque União, Maurício Teodoro da Silva, e negou ter agredido ela.
“Meu objetivo era chamar o Maurício para conversar, mas ele veio tirar satisfação, usando palavras de baixo calão e me peitando. Perdi a cabeça. Eles estavam em quatro e eu sozinho. Ele me deu um soco, minha mão ficou machucada. Fui ameaçado de morte. Acabamos nos agarrando, e ele me agrediu na orelha e no braço. Foi uma reação no impulso, na força de me proteger”, declarou.
Trolesi reconheceu que pegou um pedaço de madeira de cerca de 30 centímetros, mas alegou que não pretendia usar o objeto para agredir.
“Realmente peguei o pedaço de madeira, mas não era com intenção de machucar ninguém. Eu chamei ele para conversar, não fui com más intenções. Meu grande erro foi achar que conseguiria conversar com ele. Estou muito triste. Jamais deveria ter acontecido”, disse.
O ex-vice-prefeito também negou qualquer agressão a Cléo do Parque União.
“Não fiz nada com ela, nem encostei. Estão colocando o nome dela na história para me prejudicar. Foi uma discussão entre mim e o Maurício, apenas isso”, concluiu.
O caso foi registrado na Delegacia Central como lesão corporal (artigo 129 do Código Penal) e encaminhado ao Juizado Especial Criminal (Jecrim).
Uma mulher foi vítima de uma tentativa de feminicídio na tarde de segunda-feira, 13 de outubro, em Itapecerica da Serra. O agressor, identificado como Juraci, de 43 anos, não aceitava o fim do relacionamento e acabou morto após reagir à abordagem policial em Taboão da Serra.
Segundo informações, a vítima estava separada de Juraci há cerca de dois anos. Mesmo assim, ele a perseguia com frequência, seguia seus passos em locais públicos — inclusive no trabalho — e enviava mensagens com ameaças constantes, dentre elas: "pois saiba, nunca tive seu amor, tenho esse meu ódio. Não adianta mesmo, porque não aceito só por isso. Isso é vingaça".
Na tarde do crime, Juraci foi até o local de trabalho da mulher, em Taboão da Serra, e tentou conversar com ela, que se recusou a falar com o ex-companheiro. Próximo ao horário de saída, a vítima embarcou em um ônibus em direção à sua residência. Durante o trajeto, encontrou o atual companheiro, que seguiu viagem com ela.
Sem ser notado, Juraci passou a acompanhar o ônibus em uma motocicleta. Ao chegarem em Itapecerica da Serra, ele interceptou o casal e, armado com uma faca, tentou matar a ex-companheira. O atual namorado tentou defendê-la e acabou sendo esfaqueado várias vezes. Ele foi socorrido e, de acordo com informações médicas, não corre risco de morte.
Após o ataque, Juraci fugiu para Taboão da Serra. Com base na placa da motocicleta utilizada na fuga, a polícia conseguiu identificá-lo e localizar seu endereço. Equipes do 5º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) se deslocaram até o local e tentaram realizar a abordagem, mas o homem reagiu. Ele foi alvejado, chegou a ser socorrido ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
O caso foi registrado como tentativa de feminicídio e resistência seguida de morte.
Câmeras de videomonitoramento registraram o momento em que o ex-vice-prefeito e ex-vereador Antônio Trolesi Rochel aparece utilizando um pedaço de madeira para agredir o assessor Maurício Teodoro da Silva no pátio da Prefeitura de Itapecerica da Serra, na manhã da última segunda-feira (13). A imagem não mostra Trolesi agredindo Cléo do Parque União.
O caso foi registrado na Delegacia Central como lesão corporal (artigo 129 do Código Penal). De acordo com o boletim de ocorrência, a Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada após um tumulto no pátio do prédio público. Ao chegar ao local, a equipe encontrou Cléo o assessor feridos, enquanto o ex-prefeito já havia sido contido por servidores municipais.
Segundo o registro policial, o desentendimento teria sido motivado por uma publicação em rede social envolvendo a esposa de Trolesi, que é servidora da Prefeitura. O documento e as imagens apontam que o ex-vice-prefeito teria se aproximado de Maurício Teodoro e o atingido com golpes no braço e na cabeça.
A Polícia Civil classificou as lesões como leves. O caso foi encaminhado ao Juizado Especial Criminal (Jecrim).
Em contato com o Click Regional, o ex-vice-prefeito Antônio Trolesi afirmou que sua intenção era apenas conversar com o assessor Maurício Teodoro, mas que a situação saiu do controle após uma discussão. Ele admitiu ter pego um pedaço de madeira, porém negou que pretendesse agredir alguém. Disse ainda que reagiu após ser ofendido e empurrado, e negou ter agredido Cléo do Parque União.
Cléo do Parque União e o assessor Maurício Teodoro afirmaram que adotarão as medidas legais cabíveis.
A Prefeitura de Itapecerica da Serra iniciou a semana com uma reunião estratégica voltada ao reforço da segurança pública. O encontro, realizado entre o prefeito Dr. Ramon Corsini, o vice-prefeito Allan Dias, o Coronel Oswaldo, o Capitão Simões e o Coronel Teixeira, tratou da implantação da Operação Delegada no município.
O programa — fruto de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura — permite ampliar o policiamento nas ruas por meio da atuação de policiais militares em seus períodos de folga, remunerados com recursos municipais. A medida visa aumentar a presença policial nos bairros, garantir resposta mais rápida às ocorrências e promover maior sensação de segurança à população.
“Nós vamos fazer um convênio com a Polícia Militar para reforçar a segurança no munícipio. Com essa iniciativa, teremos mais efetivo nas ruas e mais proteção em pontos estratégicos da cidade. É um avanço importante na nossa política de segurança pública”, destacou o prefeito Ramon Corsini. "A Polícia Militar está trazendo recurso do governo estadual para podermos empreender e investir na cidade para provavelmente aumentarmos o efetivo da polícia militar na cidade", disse.
Para Corsini, a união entre Prefeitura, Câmara e forças de segurança representa um passo significativo na proteção dos moradores. “Juntos, seguimos construindo uma cidade mais segura para todos”, afirmou.
Participaram também da reunião os vereadores Val Santos, Soares e Dunga, que representam a Câmara Municipal e manifestaram apoio integral à implantação da Operação Delegada.
A Operação Delegada já é adotada em diversos municípios paulistas e tem se mostrado eficaz na redução de índices criminais, especialmente em áreas comerciais e de grande circulação. Em Itapecerica, a iniciativa será integrada às ações da Guarda Civil Municipal (GCM), que continuará atuando de forma complementar à Polícia Militar, fortalecendo a presença do poder público nas ruas.
Reunião estratégica
Na última quarta-feira (08/10), uma reunião de alinhamento estratégico foi convocada pelo Secretário Municipal de Segurança Pública de Itapecerica da Serra, Zecas Oliveira. O encontro entre os comandos da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar teve como foco principal aprimorar a integração entre as duas forças e traçar o planejamento de futuras ações conjuntas em pontos estratégicos da cidade.
Foto divulgação