A Secretaria de Educação deu início, em fevereiro deste ano, a um programa de revitalização das fachadas das escolas municipais. A iniciativa tem como objetivo melhorar a identificação visual das unidades de ensino e reforçar a relação entre a comunidade e os equipamentos públicos.
“Quando reforçamos a identidade das escolas, mostramos que elas pertencem à comunidade. Isso faz com que os moradores se sintam corresponsáveis pela preservação e cuidado desses espaços”, destacou a secretária de Educação, Irani Roschel.
Diversas unidades já receberam a nova pintura, nas cores da bandeira da cidade, entre elas: E.M. Sempre Viva, E.M. Antônio do Amaral, E.M. Alecrim, E.M. Sofia Rodrigues Pereira, E.M. João de Carvalho Casemiro, E.M. Juriti, E.M. José dos Reis Salgado, E.M. Samambaia, E.M. Professora Luiza Motoyoshi, E.M. Ricardo Corsini, E.M. Professora Anna Maria Rampim, E.M. Professora Ondina Ribeiro Pedroso, E.M. Professor Octacílio Martins, E.M. Professor Benedito Custódio de Miranda, E.M. Orquídea, E.M. Beija-Flor, E.M. Cardeal e E.M. Ipê.
O novo visual tem sido elogiado por pais, alunos e moradores do entorno, que percebem maior cuidado com os prédios escolares. Segundo a Secretaria, o cronograma prevê a ampliação das ações para outras unidades em todas as regiões da cidade.
Além das pinturas, está prevista para os próximos meses a instalação de novas placas de identificação, o que deve trazer mais visibilidade, organização e segurança, além de valorizar ainda mais a educação pública municipal.
Texto e foto Departamento de Comunicação PMIS
A Prefeitura de Itapecerica da Serra realizou uma grande operação de organização e revitalização da Praça dos Namorados, na última quarta-feira, 11/9, em resposta às solicitações de comerciantes, moradores e a uma moção aprovada na Câmara Municipal. A ação foi executada em conjunto com a Guarda Civil Municipal (GCM), a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Desenvolvimento Social, com foco na segurança, limpeza e recuperação do espaço público. A municipalidade já estuda intervenções significativas para o local.
Durante a operação, equipes abordaram diversos indivíduos em situação de rua que ocupavam a praça. Como a maioria não portava documentos, todos foram conduzidos à Delegacia Central para identificação. Conforme relatório da GCM, um dos averiguados tinha contra si um mandado de prisão em aberto pelo crime de furto (art. 155), expedido pela Justiça de Minas Gerais. O suspeito foi recolhido e permanece à disposição da Justiça.
Os demais averiguados foram liberados por não possuírem pendências judiciais. Segundo apurou o Click Regional, grande parte dos moradores de rua abordados não era da cidade. De acordo com a Prefeitura, os moradores foram encaminhamentos para serviços de acolhimento e, ocorreu também a apreensão de entorpecentes e outras substâncias.
Além da identificação, a operação incluiu a retirada de pertences, a limpeza completa da praça, incluindo poda de mato e lavagem da área, além da instalação de placas de metal para fechar a área coberta, medida que busca impedir que o espaço volte a ser utilizado como abrigo.
Após anos marcada pelo abandono, insegurança e ocupação irregular, o espaço foi recuperado pela Prefeitura e está sendo preparado para se tornar novamente ponto de lazer e convivência das famílias. O local também receberá novas melhorias para oferecer mais segurança, conforto e lazer à população.
O prefeito Ramon Corsini ressaltou a importância da recuperação do espaço público: “Estamos devolvendo esse espaço às famílias. A Praça dos Namorados estava abandonada, tomada pela insegurança, mas agora passa a ser um local de convivência, lazer e tranquilidade. Essa é a nossa missão: transformar lugares e cuidar das pessoas.”
Matéria atualizada 8h38
A Prefeitura de Itapecerica da Serra firmou, em 5 de setembro, um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com a empresa Dinâmica Administração e Representação Ltda., concessionária responsável pelo estacionamento rotativo na cidade. O acordo define obrigações imediatas e prazos para modernização do serviço, ampliação de formas de pagamento e reforço na fiscalização. O Click Regional apurou que a cobrança deve ser retomada em breve.
A cobrança da Zona Azul está suspensa desde a primeira semana de agosto, após cobranças de vereadores que apontaram falhas técnicas no sistema, como motoristas multados e com pontos na carteira, dificuldade de verificação das notificações, entre outros problemas.
Obrigações da concessionária
A concessionária deverá instalar placas informativas com QR Code sobre o sistema e formas de pagamento em até 30 dias, além de ampliar as opções de quitação em até 10 dias, incluindo Pix, débito, crédito, Sem Parar e dinheiro.
Entre outras medidas, estão previstas:
-
Disponibilização imediata da consulta e impressão da regularidade dos veículos nos pontos de venda;
-
Verificação pelo aplicativo em até 70 dias;
-
Campanha de orientação aos usuários, com panfletagem imediata;
-
Instalação de 3 totens de autoatendimento em até 90 dias;
-
Colocação de faixas informativas em pontos estratégicos no prazo de 10 dias.