Segurança

 “Anoitecer mais Tranquilo” reforça segurança e reduz perturbações em Itapecerica da Serra

 

A implantação do programa “Anoitecer mais Tranquilo, no final de semana prolongado de Páscoa contou com o reforço de 50% no efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM), viabilizado pela implantação da DEAC (Diária Especial de Atividade Complementar), que permite aos agentes atuarem em seus dias de folga.

O trabalho foi intensificado principalmente nas regiões que fazem divisa com São Paulo, como o Valo Velho e o Jardim Jacira, com a mobilização de 15 viaturas no plantão, incluindo equipes da ROMUCAM (patrulhamento com motocicletas) e da ROMU (viaturas de patrulhamento ostensivo).

Como resultado, a operação registrou dezenas de abordagens e mais de 30 apreensões de veículos, em sua maioria motocicletas flagradas realizando manobras perigosas — como empinar — e circulando sem escapamento, o que gerava perturbação sonora.

Além disso, bares, adegas e estabelecimentos que descumpriam a legislação referente ao sossego público foram fiscalizados, resultando em diversas autuações e no fechamento de locais irregulares.

Outro ponto de destaque foi a ampliação do atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica, com atuação rápida da GCM, que conduziu agressores à delegacia, deixando-os à disposição da Justiça.

O subcomandante da GCM, Renato, avaliou positivamente a operação:

“Particularmente vejo pontos em que podemos melhorar, mas de um modo geral foi muito boa a atuação da Guarda Civil neste período. Já estamos planejando novas ações. Nossos principais objetivos são acabar com os roubos no período da tarde e da noite, e com as perturbações do sossego. A operação ‘Amanhecer Seguro’ já demonstrou redução nos crimes cometidos de madrugada”, comentou.

O comandante Luiz também celebrou os resultados:

“Recebemos diversos elogios pela atuação neste final de semana prolongado. Sim, há o que melhorar, mas a prática mostrou que estamos no caminho certo. A DEAC fará grande diferença na vida do cidadão”, afirmou.

Já o secretário municipal de Segurança Pública, Zecas Oliveira, destacou o apoio institucional e o impacto da iniciativa:

“O final de semana foi muito mais tranquilo. Com a implantação da DEAC, conseguimos aumentar o efetivo e, consequentemente, o atendimento das ocorrências. Vamos continuar trabalhando para garantir a tranquilidade e elevar a sensação de segurança do cidadão itapecericano. Agradeço aos vereadores, ao prefeito Ramon Corsini e ao vice-prefeito Allan Dias pelo apoio ao projeto”, concluiu.

O programa “Anoitecer Mais Tranquilo” integra um conjunto de estratégias voltadas à segurança pública no município, e novas ações já estão em fase de planejamento para os próximos finais de semana.

Itapecerica da Serra recebe ações para coibir criminosos e trazer segurança aos moradores

 

A Guarda Civil Municipal de Itapecerica da Serra iniciou na madrugada desta sexta-feira (3 de janeiro) o programa “Amanhecer Seguro, que visa garantir maior segurança aos trabalhadores que iniciam suas jornadas nas primeiras horas do dia, reforçando a presença da Guarda em pontos estratégicos da cidade, conforme anunciado pelo prefeito Ramon Corsini em coletiva de imprensa.

O governo Corsini também revisou junto com os secretários de Segurança, José Carlos de Oliveira (Zecas) e de Trânsito e Transportes, Adalberto Dias, contratos para alinhar ações para otimizar os recursos públicos “haverá mais cortes de gastos”, afirmou o prefeito.

Também foi anunciada a volta do grupamento ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) e a reabertura da Base da GCM da Mombaça, que agora funcionará 24h.

Amanhecer Seguro

“Recebemos a missão de proteger o cidadão no comando de uma das pastas mais importantes para o município. Tenho certeza que teremos total apoio do executivo nesta função”, disse o secretário, Zecas.

A iniciativa foi acompanhada pelo prefeito Ramon Corsini, vice-prefeito Allan Dias, secretário de Segurança, José Carlos de Oliveira (Zecas), comandante da GCM, Luiz Carlos da Silva e o subcomandante, Renato José Paulino de Souza.

“Estamos aqui na base da GCM, aproximadamente às 4h da manhã, iniciando um dos nossos compromissos que é o programa Amanhecer Seguro. É o momento onde reunimos grande parte do efetivo da GCM para levarmos até a população mais segurança, neste período das 4h às 7h da manhã, uma vez que os  indicadores mostram os maiores índices de crime”, disse o prefeito Ramon Corsini.

Segundo o vice-prefeito, Allan Dias, “essa é uma das maiores demandas que presenciamos no dia-a-dia nas ruas de nossa cidade; e hoje, no segundo dia de trabalho já estamos cumprindo com o nosso compromisso, iremos levar a sensação de segurança para a população itapecericana”.

Texto com infomações e foto Departamento de Comunicação / PMIS

GCM intensifica segurança na volta às aulas das escolas municipais

 

Com o retorno das aulas na rede municipal de ensino, a Prefeitura de Itapecerica da Serra, por meio da Secretaria de Segurança, intensificou as ações do programa Ronda Escolar, garantindo mais segurança para alunos, pais e profissionais da educação.

A iniciativa tem como objetivo principal coibir situações de risco no entorno das escolas, proporcionando um ambiente mais tranquilo para a comunidade escolar. As equipes da Guarda Civil Municipal realizam rondas preventivas, inibindo qualquer tipo de ocorrência que possa comprometer a segurança dos estudantes.

Além da presença constante nos horários de entrada e saída, a Ronda Escolar também atua de forma educativa, orientando os alunos sobre cidadania e respeito às normas de convivência.

 Texto e foto Departamento de Comunicação PMIS

Reclamações e tragédia marcam véspera e Natal em Itapecerica da Serra

 

A noite do dia 24 de dezembro foi marcada pela união e felicidade das famílias reunidas nas ceias de Natal, mas também por diversas reclamações dos moradores devido ao excesso de barulho causado por motociclistas “sem escapamento” e em alta velocidade. Segundo informações apuradas pelo Click Regional, jovens passaram a madrugada buzinando pelas ruas da cidade. Já na manhã desta quarta-feira de Natal, 25 de dezembro, um acidente envolvendo motos na Rua Solimões, bairro Santa Júlia, em Itapecerica da Serra, resultou em uma morte. A vítima fatal estaria empinando a moto e sem capacete no momento do acidente. Outra pessoa também ficou ferida, segundo a GCM.

“Espero que essa pessoa [que morreu] não tenha participado com outros jovens que passaram a madrugada toda buzinando para cima e para baixo. Tem uns sem escapamento de moto até carro. Vamos dar uma atenção aí, Guarda Municipal e Polícia Militar. Conto com vocês para evitar mais acidentes”, afirmou Andressa, moradora do bairro.

Informações indicam que o jovem acidentado estava fazendo esse exibicionismo com moto sem escapamento e sem equipamentos de segurança. Os dois jovens foram socorridos ao Pronto Socorro do Jacira. Um deles morreu no PS.

Sobre as ações para coibir as motos ´barulhentas´, o subcomandante da GCM, William destacou: “atuamos de forma pontual, de acordo com as solicitações e mais de 20 motos foram apreendidas”, afirmou.

Foto divulgação Tubenettv / PMIS

GCM de Itapecerica da Serra salva vítima de sequestro, recupera dinheiro roubado e prende criminoso

 

A rápida e eficaz ação da Guarda Civil Municipal de Itapecerica da Serra resultou na liberação de uma mulher vítima de sequestro, na última quinta-feira, dia 9 de janeiro. Os criminosos foram interceptados devido a denúncia de um morador, no momento em que ela foi obrigada a sacar dinheiro de um banco, localizado no centro da cidade. A ocorrência só foi encerrada em Embu das Artes em perseguição, mas felizmente o dinheiro foi recuperado e o criminoso preso.

De acordo a corporação, a vítima foi sequestrada em Taboão da Serra. Os criminosos entraram no veículo dela e começaram a procurar bancos para realizarem saques da conta da mulher. “Quando já estavam sacando o dinheiro em um dos bancos do centro de Itapecerica da Serra, um cidadão viu a movimentação e estranhou, indo até a base da GCM e avisando da situação. Foi quando um dos GCM’s da acionou as viaturas na rede de rádio, que começaram o patrulhamento com vista ao veículo”, informaram.

Alguns minutos depois, uma das guarnições avistou o veículo que teria descumprindo a ordem de parada e começou a fugir. Já na cidade de Embu das Artes, o criminoso que estava dirigindo perdeu o controle do veículo e acabou batendo em outros carros. “A vítima foi liberada e o valor sacado recuperado. O indivíduo após o acidente correu tentando fugir, porém com o apoio da GCM de Embu das Artes, foi localizado e preso”, destacou a corporação.

O secretário de Segurança, Zecas frisou que a ocorrência representa bem o empenho e dedicação de todos os GCM’s de Itapecerica da Serra, inclusive com o apoio de sempre da população. “Em nome do comandante Luiz e o Subcomandante Renato, Parabéns a todos envolvidos nessa excelente ocorrência, e os demais GCM’s pela dedicação no dia a dia”, disse.

GCM prende novamente morador por ameaça; Polícia o indicia por homicídio tentado

 

Na manhã da última sexta-feira, dia 6 de dezembro, um morador em situação de rua foi preso em flagrante pela Guarda Civil Municipal de Itapecerica da Serra. Segundo consta no boletim de ocorrência, o suspeito teria ameaçado com uma enxada funcionários da Prefeitura, que tentavam limpar a praça João Pessoa, no centro. Ele é indiciado por homicídio tentado. A reportagem do Click Regional divulgou situação crítica enfrentada pelos comerciantes e servidores devido as atitudes violentas desse suspeito.

“Ao chegarmos na praça, com o motorista do caminhão e demais funcionários responsáveis pela limpeza, foram abordados pelo indiciado, que iniciou uma discussão, tentando impedir que o serviço fosse realizado. O indiciado, em seguida, passou a proferir ameaça contra todos os presentes, apanhou uma enxada e se dirigiu em direção ao caminhão da municipalidade, que temendo por danos ao veículo ou agressões aos servidores, o motorista seguiu o indiciado e teria sido alvo de um golpe de enxada que só não lhe acertou a cabeça em razão da esquiva do motorista”, afirma o boletim de ocorrência.

O boletim de ocorrência ainda detalha que o suspeito continuou proferindo ameaças e tentando intimidar as pessoas presentes, mas foi mobilizado pelos guardas municipais e conduzido à Delegacia central.

Consta no B.O que o indiciado, que parece portar algum transtorno mental e já possui registros anteriores de ameaças ocorridos na mesma praça pública “com o emprego de arma branca”, foi autuado em flagrante delito, pela prática de homicídio tentado. A enxada foi apreendida.

© 2015-2024 Click Regional - Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por OSN

logo site