A cidade de Taboão da Serra recebeu na noite desta terça-feira, dia 19 de janeiro, 4.360 mil doses da vacina Coronavac, entregues pelo governo do Estado de São Paulo. Profissionais da saúde serão os primeiros a se imunizarem, a partir de quarta, anunciou o secretário, José Alberto Tarifa. 
 
Vera Lúcia de Souza, de 60 anos, foi a primeira Taboanense a se vacinar. Ela trabalha como auxiliar de enfermagem e se dedica há 25 anos como servidora da rede municipal de saúde. “Foi um grande presente de Deus! Assim que fui informada que seria a primeira profissional da saúde que receberia a vacina, não contive a minha emoção. Tivemos muitas mortes e a vacina traz a esperança de que vamos conseguir salvar vidas”, disse.

 

A aplicação da vacina foi feita pela enfermeira Elisabete Gonçalves Furquim que também destacou a emoção de estar em suas mãos a esperança de poder salvar vidas.

O prefeito Aprígio comemorou a chegada das vacinas. “É um dia de muita felicidade. Taboão da Serra saiu na frente de muitas cidades. Entregamos nosso plano de vacinação muito cedo, bem completo e o Governo do Estado nos mandou as doses” e completou “a vacina que está chegando hoje vai salvar muitas vidas. Esse é um trabalho de prevenção que a gente fica muito feliz, pois a esperança chegou”, afirmou.

Taboão da Serra foi um dos primeiros municípios paulistas a receber as doses da Coronavac, além de ser a cidade da região do CONISUD que mais recebeu vacinas nesse primeiro momento. "Isso porque o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 trabalha desde o período de transição para assegurar a imunização e a proteção dos moradores", afirma a Prefeitura. 

O Plano apresenta ações de logística, armazenamento, além dos esquemas de aplicação da vacina e estratégias que serão adotadas pelo município.

O secretário de Saúde José Alberto Tarifa reforça que as diretrizes estaduais serão seguidas. “Seguiremos o calendário de imunização estabelecido pelo Governo do Estado. Por isso, nessa primeira fase mais de quatro mil profissionais da saúde dos setores públicos e privados da cidade serão vacinados”, explicou.

Ele ainda ressaltou “não é tempo para a população ir ao posto de saúde em busca da vacina e nem é momento de relaxar com os cuidados. Em breve mais doses serão entregues e mais moradores serão vacinados”, completa.

Texto com informações Renata Gomes e Vera Sampaio e foto Ian de Freitas/ PMTS