Política

Vereadores aprovam 14% de contribuição previdenciária em Itapecerica

Após diversas conversas com os servidores e uma semana para um entendimento da Lei, onze vereadores votaram favoráveis, na noite desta terça, dia 2° de fevereiro, ao projeto que altera de 11% para 14% a alíquota de contribuição previdenciária compulsória na folha de pagamento.

A alteração na Lei é justificada pelo prefeito Dr. Francisco Nakano como "obrigação do município em seguir normas gerais de contabilidade e atuária, de maneira a garantir o equilíbrio financeiro e atuarial do Sistema Previdenciário Municipal (Itaprev)". 
 
Servidores ficaram preocupados, apesar de entenderem que a Lei segue o que determina o parágrafo 4°, do artigo 9° da Emenda Constitucional 103, de 12 de novembro de 2019 que pontua que os Estados, Distrito Federal e Municípios não podem manter alíquota inferir a 14%.
 
Fábio Santana (PT) foi o único  vereadore que votou contrário a Lei. Ele defendeu a alíquota progressiva e frisou que "o regime previdenciário (Itaprev) não se sustenta, é prejudicial para o funcionalismo e para o ente", disse. 
 
Fábio e os demais vereadores, entre eles, Soares (Republicanos) afirmam ser necessário atender o que o funcionalismo pede: plano de carreira e incorporação de gratificações. "Não temos opção. Se não votarmos a cidade vai parar, não vai conseguir recursos", argumentou.
 
Os dois relembraram que o projeto foi rejeitado pela legislatura anterior e que neste ano voltou para a Casa de Leis. 

Ao Click Regional, Nakano havia apontado que caso não fosse aprovada a Lei "a Prefeitura ficará inadimplente e não poderei receber recursos federais e estaduais", disse.

Ney Santos e Aprígio são eleitos presidente e vice do Conisud

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos e de Taboão da Serra, Aprígio foram eleitos presidente e vice-presidentedo Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud), na manhã desta segunda-feira, dia 18 de janeiro.
 
Em sua rede social Ney Santos afirmou que a proposta é o fortalecimento do Consórcio nas lutas pelas pautas regionais junto ao governo estadual e federal. 
 
Já Aprígio salientou a satisfação por ter sido eleito. "É com muita satisfação que fui eleito vice-presidente do consórcio e estarei ao lado do Prefeito de Embu, Ney Santos lutando pelas pautas regionais junto ao governo estadual e federal para representar quase 1.500.000 habitantes", postou em sua rede social.
 
Os membros da nova diretoria do Conisud para o biênio 2021 - 2022 foram escolhidos entre os oito prefeitos da região - Rogério Franco (Cotia), Dr. Nakano (Itapecerica da Serra), José Antonio (Embu-Guaçu), Josué Ramos (Vargem Grande), Ayres Scorsatto (Juquitiba), Felipe Same (São Lourenço da Serra).
 
Foto divulgação  

Justiça eleitoral aprova contas de campanha do prefeito Nakano

As contas de campanha do prefeito de Itapecerica da Serra, Doutor Francisco Nakano foram aprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. Ele foi eleito com 36.614  mil votos, 47,81% dos votos válidos. 

Ao Click Regional Nakano comemorou a decisão. "Com seriedade e transparência,justifiquei todos os meus gastos de campanha, desde a arrecadação até a devolução dos valores", afirmou.

 
Na decisão a juíza Ana Rita de Figueiredo Nery frisa "diante da análise dos documentos apresentados pelo candidato, verificou-se que estes demonstram a adequada movimentação financeira de receitas e despesas, as quais transitaram regularmente pela conta bancária". 
 
Ainda de acordo com a decisão verificou-se que nos extratos bancários do período completo, "as receitas foram arrecadadas em conformidade com o art. 15 da Resolução TSE nº 23.607/2019, pois se constatou suas origens e quantias. Quanto às despesas, identificaram-se os destinatários e respectivas aplicações, comprovadas mediante apresentação dos documentos juntados aos autos". 
 
A decisão diz ainda que o candidato recebeu recursos de Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) e apresentou a comprovação de cada gasto, "mediante cópias  dos cheques de pagamentos a seus fornecedores e dos contratos e das notas fiscais referentes às prestações de serviço". 
 
"Diante do exposto,  JULGO APROVADAS  as contas de campanha do candidato a prefeito pelo Município de Itapecerica da Serra, Francisco Tadao Nakano –  Partido Liberal, referente ao pleito de 2020, nos termos do art. 74, inciso I, da Resolução TSE nº 23.607 /2019". 
 
Foto reprodução   

Conheça os doze vereadores empossados e mesa diretora de Itapecerica

Na Cerimônia de posse do prefeito Doutor Francisco Nakano, vice Rafael Antônio também foram empossados os doze vereadores pelos próximos quatro anos. No ato realizado no Ginásio de Esportes foi definida ainda a mesa diretora.  

 
 Confira os vereadores eleitos: Allan Dias (PSDB), Val Santos (Republicanos) e Cepacol (PSDB). Tonho Paraíba (PTB) e  Alex Pires (PSDB). Irmã Rose (Republicanos), Soares (Republicanos), Fábio Santana (PT), Daniel Belchior (PTB), Kinho Brito (PL), Giba (PL) e Cícero Melo (DEM). 
 
A mesa diretora ficou definida assim:  
Presidente: Val Santos.
Vice-presidente: Kinho Brito
1º secretário: Cícero Melo 
2º secretário:  Fábio Santana   
 
Foti divulgação 

Vereadores votam Lei que preocupa servidores de Itapecerica

Servidores concursados de Itapecerica estão apreensivos devido a Lei que será votada na manhã de terça, 26 de janeiro, pelos vereadores da cidade. A Legislação quer alterar de 11% para 14% a alíquota de contribuição previdenciária compulsória na folha de pagamento.
 
A alteração na Lei é justificada pelo prefeito Dr. Francisco Nakano como "obrigação do município em seguir normas gerais de contabilidade e atuária, de maneira a garantir o equilíbrio financeiro e atuarial do Sistema Previdenciário Municipal". 
 
Ao Click Regional Nakano frisou "o problema é que, se não for aprovado, a Prefeitura ficará inadimplente e não poderei receber recursos federais e estaduais", observou.
 
Servidores afirmam que a medida os pegou de surpresa, neste momento, apesar de saberem que a Lei estava na Prefeitura desde o ano passado. 
 
"Estamos com salário defasado a muito tempo. Nosso salário é o pior da região, temos uma gratificação por curso superior de 30 % que será retirada  e agora esse aumento 3% na contribuição, dessa maneira vamos ficar sem salário", afirma uma servidora que preferiu não se identificar. 
 
A Lei segue o que determina o parágrafo 4°, do artigo 9° da Emenda Constitucional 103, de 12 de novembro de 2019 que pontua que os Estados, Distrito Federal e Municípios não podem manter alíquota inferir a 14%.

Nakano afirma que Itapecerica está em boas mãos e terá dignidade recuperada

Doutor Francisco Nakano (PL) e Rafael Antônioforam empossado prefeito e vice-prefeito da cidade de Itapecerica da Serra em cerimônia de posse na manhã desta sexta-feira, dia 1° de janeiro de 2021. Também tomaram posse os doze vereadores eleitos. 
 
Em seu discurso de posse Nakano se comprometeu a recuperar a dignidade da cidade. Ele afirmou "que nada vai nos impedir do que tem que ser feito". Pontuou que está muito otimista, "porque eu, Rafael e toda nossa equipe vamos buscar fazer o melhor, todos os dias para que possamos ter orgulho de morar em Itapecerica", disse.
 
Doutor Nakano ressaltou que fará uma administração transparente, inovadora e com participação de todos os servidores. "Juntos cumpriremos todas as nossas propostas de plano de governo".
 
Confira o discurso completo:
 
Hoje estamos realizando um sonho. Um sonho que não era só meu e sim da cidade que queria renovação. 
 
Assumindo grande responsabilidade, implantar as mudanças que Itapecerica precisa e a população merece. 
 
Todos os compromissos que eu e o Rafael assumimos durante nossa campanha, serão honrados, principalmente nossa promessa de recuperarmos a dignidade da cidade. 
 
Nada vai nos impedir do que tem que ser feito. Estou muito otimista, porque eu, Rafael e toda nossa equipe vamos buscar fazer o melhor, todos os dias para que possamos ter orgulho de morar em Itapecerica. 
 
Juntos cumpriremos todas as nossas propostas de plano de governo, garantindo uma administração transparente, inovadora e com a participação de todos os servidores. 
 
Na Educação a proposta é de uma administração aberta, participativa, onde a fraternidade, solidariedade, respeito, humildade, diálogo e uma situação humana, mais do que nunca deve ser resgatada e assimilada pela educação escolar.
 
Segurança Pública um dos principais objetivos é a implantação da Patrulha Guardiã Maria da Penha, tendo como objetivo principal assegurar a integridade física, moral e psicológica das mulheres, dando suporte para denunciar qualquer tipo de agressão e amparando para administrar os traumas.
 
Causa animal abandono é crime. Vamos criar sistema legalização para as doações, programas educacionais como foco na educação dos educadores e lutar pela instalação de uma Faculdade Veterinária no nosso município. 
 
Infelizmente nosso município sofre com as enchentes, alagamentos, desabamentos e outros danos causados por causa das fortes chuvas. Dessa forma, não podemos deixar de dar totais condições para a Defesa Civil: criando projetos preventivos e programas de preparação da população e logística em situações emergenciais. 
 
Em relação a Saúde é necessidade primordial de qualquer país. Sou médico há mais de 30 anos, amo minha profissão. Amo salvar vidas. Cheguei em Itapecerica em 1981 em 2005 assumi um concurso como médico vascular, contudo circulei por todos os cantos da cidade, exercendo a função de médico vascular e clínico geral. 
 
Muitos me conhecem aqui pelo trabalho no Samu, o qual com muito orgulho ajudei a implantar. Portanto posso dizer com propriedade: que passou da hora de cuidarmos mais da saúde da nossa cidade. Cidade da qual fui muito bem acolhido. Por todos os pacientes. Nesse ano sofremos um duro golpe. Muitos daqueles familiares que tiveram suas vidas ceifadas  por um vírus, na nossa cidade não foi diferente. Precisamos nos preparar melhor, por isso vou acompanhar de perto o trabalho da minha equipe para que isso aconteça. 
 
Quero garantir também que nenhum bairro será esquecido, até os mais distantes, terão o olhar atento do nosso governo, porque a cidade não pode servir somente um pequeno grupo. A cidade é de todos nós. Todo cidadão merece ser tratado com o mesmo respeito e atenção. Derrotamos uma das maiores forças políticas da cidade, mas nosso espírito não é de vingança. Olhar apenas pelo retrovisor não vai ajudar em nada. 
 
Dessa forma eu peço aos senhores vereadores: precisamos trabalhar unidos nesses próximos quatro anos. Juntos vamos conseguir realizar tudo que desejamos de melhor para o nosso povo. Conto com vocês. 
 
Peço humildemente a todos que nos acompanham nos ajude a governar, porque a cidade, como eu disse é de todos e hoje posso dizer que Itapecerica está em boas mãos. Muito obrigado e que Deus abençoe nossa cidade.
 
Foto divulgação Gerson Lazarin

© 2015-2021 Click Regional - Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por OSN

logo site