Operação “Sem Fio” flagra receptação de equipamentos de telecomunicações em ferro-velho de Taboão da Serra
Operação “Sem Fio” flagra receptação de equipamentos de telecomunicações em ferro-velho de Taboão da Serra
Karen Santiago
Uma operação conjunta denominada “Sem Fio”, realizada nesta segunda-feira (8), em Taboão da Serra, resultou na apreensão de diversos equipamentos de telecomunicações e fios de cobre furtados de concessionárias de telefonia. A ação foi coordenada pela Guarda Civil Municipal (GCM), em parceria com representantes das empresas TIM, VIVO, setor de Posturas da Prefeitura e técnicos da concessionária de energia Enel.
Durante a vistoria a um ferro-velho localizado na Rua Rui Barbosa, no bairro Pirajussara, foram localizados 13 quilos de fios de cobre, dois rádios de telecomunicação da TIM, módulos ATMS e combinadores de frequência, alguns acondicionados em sacos plásticos e guardados em cômodo trancado — indício de ocultação do material ilícito.
Os itens foram reconhecidos como pertencentes às concessionárias por técnicos terceirizados das empresas. Além disso, a Enel identificou ligação clandestina de energia elétrica no local, abastecendo irregularmente o imóvel.
Os responsáveis pelo ferro-velho, identificados como A. e F, assumiram a titularidade do espaço, mas alegaram não ter conhecimento da origem ilícita dos equipamentos, assim como da fraude na rede elétrica.
A autoridade policial enquadrou a dupla pelo crime de receptação (art. 180 do Código Penal), com prisão em flagrante. Como o crime é afiançável, foi estipulada fiança de um salário mínimo para cada investigado, paga ainda na delegacia, o que permitiu a soltura dos suspeitos.
Quanto ao furto de energia (art. 155, §3º, do Código Penal), a caracterização dependerá de laudo pericial solicitado pela Polícia Civil.