Entre sexta e o final de semana, 24 pacientes que estavam internados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Taboão da Serra melhoraram e receberam alta médica, podendo voltar para suas casas e para a convivência com seus familiares.
Nestas 72 horas, quatorze pacientes que aguardavam vagas para UTI foram transferidos para hospitais do Estado de São Paulo.
Mortes
Infelizmente a UPA registrou, neste período, mortes de nove pacientes. Oito aguardavam transferências para a UTI.
Ao todo já faleceram 27 pacientes que não conseguiram ser transferidos. As mortes ocorreram entre 5 a 28 de março.
Transferências
Nesta noite de domingo, 28 de março, Taboão estava com 27 solicitações no sistema da CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) para transferências.
Os dados são oficiais, divulgados em boletins diários da Saúde de Taboão da Serra.
Foto divulgação
Desde sexta-feira, dia 26 de março, até domingo de Páscoa, 04/04, são dias de recesso, devido aos feriados protocolados em Taboão da Serra e região. O objetivo destes dez dias de feriadões prolongados é frear o avanço da Covid_19. No entanto, especialistas da área da Saúde alertam que, para conter a COVID-19 o distanciamento social é necessário e todos devem colaborar.
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A Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Taboão da Serra adotou o atendimento remoto durante a antecipação de feriados. Os moradores que precisarem de auxílio ou orientações sobre os serviços dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) devem enviar mensagem de WhatsApp, de segunda a sexta-feira, até 02/04, das 8h às 12h. A antecipação de feriados é uma medida tomada por Taboão da Serra e outros consórcios de municípios do Estado, entre eles o Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (CONISUD), como forma de reduzir a circulação de pessoas e evitar a disseminação da COVID-19.
Segundo o secretário Wagner Eckstein o atendimento remoto é uma forma de manter um canal de comunicação com as famílias. “A Assistência Social é um dos serviços essenciais, inclusive, mesmo na Fase Vermelha nossos atendimentos presenciais não pararam. Durante esse período que feriados foram antecipados, adotamos o atendimento remoto nos CRAS porque entendemos é necessário manter um canal de comunicação com as famílias, principalmente, as que estão em situação de vulnerabilidade social”, ressaltou Wagner Eckstein.
A coordenadora da Proteção Social Básica Cláudia Martins orienta os moradores a buscarem atendimento por telefone durante o período. “As famílias de Taboão da Serra que precisarem de orientação, podem buscar atendimento através do número de WhatsApp do CRAS da região. O morador tanto podem mandar mensagem pelo aplicativo, quanto telefonar, que estamos à disposição das 8h às 12h para responder os questionamentos”, explicou.
Centro POP
Durante o período de antecipação de feriados o Centro de Referência Especializado para a População de Rua (Centro POP) de Taboão da Serra estará de portas abertas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. No local as pessoas em situação de rua passam por acompanhamento multidisciplinar, além de poder tomar banho, lavar roupas e se alimentar. Vale ressaltar que a Secretaria de Assistência Social realizou cadastro das pessoas em situação de rua de Taboão da Serra junto ao Governo Estadual para que eles tivessem acesso a um cartão onde podem se alimentar, de graça, no restaurante popular Bom Prato.
Serviço:
CRAS – Até 02/04, das 8h às 12h
CRAS VILA INDIANA: (11) 9 3245-8640
CRAS VILA SÔNIA: (11) 9 3245-7489
CRAS SCÂNDIA: (11) 9 3245-8741
CRAS CLEMENTINO: (11) 9 3245-7739
CRAS PIRAJUÇARA: (11) 9 3773-4935
CRAS MONTE ALEGRE: (11) 9 3245-9298
CRAS SAPORITO: (11) 9 3245-8155
CRAS TRIANON: (11) 9 3245-8691
CENTRO POP
Rua Felice Del Paggio, 100, Vila Francisco Remeikis
Tel. 4135-3194 (excepcionalmente das 8h às 12h , de 26/03 a 02/04)
Texto Vera Sampaio e foto divulgação