A Prefeitura de Taboão da Serra publicou nesta sexta-feira, 09 de abril, o Decreto Municipal 52/2021, que determina que somente serviços essenciais podem funcionar, seguindo o anúncio do governador João Dória, que deixou toda a grande São Paulo e capital na fase vermelha devido ao avanço do coronavírus. A medida começa a valer na segunda-feira, 12 de abril. Continua em vigor o Toque de Restrição, onde a circulação de pessoas e o funcionamento de estabelecimentos ficam proíbidos das 20h às 5h.
Durante a Fase Vermelha apenas atividades de setores classificados como essenciais, como supermercados, hospitais, segurança, dentre outros, podem funcionar ainda assim com restrições no atendimento ao público.
O prefeito Aprígio orienta a população a manter as medidas de segurança. “Apesar de Taboão da Serra seguir para a Fase Vermelha, a situação da pandemia ainda requer muitos cuidados. Sendo assim, peço aos moradores que puderem, para que fiquem em casa. Se precisar sair use máscara e mantenha o distanciamento social. Cada um fazendo a sua parte controlaremos a Covid-19”, destacou.
FASE VERMELHA
Na Fase Vermelha do Plano São Paulo está proibido o funcionamento de bares, salões de cabeleireiro e barbearias, academias de ginásticas, inclusive a realização de eventos e ações que gerem aglomerações, como celebrações religiosas coletivas.
Os estabelecimentos comerciais permitidos devem seguir os protocolos sanitários de cada setor, disponível em www.planosp.sp.gov.br.
Nessa etapa do Plano São Paulo está permitida a retirada de produtos pelo consumidor diretamente nos locais de venda, como comércios, restaurantes e outras atividades. Porém, o atendimento presencial e a venda no local continuam proibidos em todos os estabelecimentos, exceto de serviços essenciais.
As lojas de construção, que são serviços essenciais, podem voltar a contar com atendimento presencial nas lojas, desde que sigam os protocolos sanitários e de segurança. A recomendação de teletrabalho também continua para todas as atividades administrativas do setor público e da iniciativa privada.
Volta às aulas
Durante a Fase Vermelha os alunos da rede municipal de ensino permanecerão em atividades remotas. Os estudantes deverão fazer as atividades do material Estude em Casa, propostas pelas escolas. Já as escolas estaduais e particulares poderão retomar as aulas presenciais com até 35% dos alunos matriculados.
A Educação Básica foi incluída na lista de serviços essenciais pelo Governo do Estado de São Paulo e nesse momento estaduais e particulares estão autorizadas a retomar as atividades presenciais durante a Fase Vermelha.
Com informações Vera Sampaio e foto divulgação/PMTS