Câmara de Taboão discute PPA e Orçamento 2026 em audiência pública nesta terça (18)
Câmara de Taboão discute PPA e Orçamento 2026 em audiência pública nesta terça (18)
Karen Santiago
A Câmara Municipal de Taboão da Serra promove nesta terça-feira (18), a partir das 18h, uma audiência pública para apresentação e debate de duas peças fundamentais do planejamento municipal: o Projeto de Lei 152/2025, que trata do Orçamento de 2026 (LOA), e o Plano Plurianual (PPA) 2026–2029. O encontro será realizado no plenário da Casa, localizado na Estrada São Francisco, 2.013, no Jardim Helena.
A LOA estabelece quanto o município pretende arrecadar no próximo ano e como esses recursos serão aplicados em áreas essenciais, como saúde, educação, segurança, desenvolvimento social e infraestrutura. Este será o primeiro orçamento elaborado pela gestão do prefeito Engenheiro Daniel (União Brasil).
O presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Celso Gallo (PDT), reforça que a audiência é uma etapa determinante para garantir transparência no uso do dinheiro público. “A Lei Orçamentária Anual evidencia como a cidade planeja investir ao longo do ano. É um instrumento que mostra, de forma clara, para onde irão os recursos da população”, explicou. Ele destacou ainda que a presença dos moradores contribui para tornar o processo mais democrático: “Quando a comunidade participa, o planejamento se torna mais responsável e representativo”.
Além de Gallo, a Comissão de Finanças e Orçamento é composta por Dídio Conceição (PP), vice-presidente, e Wanderley Bressan (PDT), membro. Após a audiência, o projeto segue para análise final e votação em plenário.
Debate sobre o PPA
Antes do orçamento, os vereadores também irão discutir o PPA 2026–2029, documento que define diretrizes, programas e metas da administração municipal para os próximos quatro anos. Gallo lembra que o PPA é decisivo para orientar o futuro do município. “O Plano Plurianual estrutura as prioridades do Executivo. Discuti-lo de forma aberta é fundamental para assegurar transparência e participação social”, afirmou.
Serviço
Audiências públicas – PPA 2026–2029 e LOA 2026 Terça-feira (18) A partir das 18h Câmara Municipal de Taboão da Serra – Plenário Estrada São Francisco, 2.013 – Jardim Helena