Desde sexta-feira, dia 26 de março, até domingo de Páscoa, 04/04, são dias de recesso, devido aos feriados protocolados em Taboão da Serra e região. O objetivo destes dez dias de feriadões prolongados é frear o avanço da Covid_19. No entanto, especialistas da área da Saúde alertam que, para conter a COVID-19 o distanciamento social é necessário e todos devem colaborar.
O coordenador da Vigilância Epidemiológica, Dr. Milton Parron, destacou que é preciso manter o distanciamento social. “Muitas pessoas, principalmente os mais jovens, já se cansaram das medidas de prevenção, mas o vírus não cansou da gente. Ele está ativo e as novas cepas aumentaram o poder de contaminação e de letalidade. Não podemos baixar a guarda”, enfatizou. “Quem puder, fique em casa e aproveite os próximos dias pra ficar com quem já vive com você. Se, eventualmente, precisar sair use máscara e siga os protocolos de higiene e segurança”, finalizou Parron.
O secretário de Saúde de Taboão da Serra, José Alberto Tarifa sentiu na pele os efeitos da COVID-19. Contaminado pelo vírus por duas vezes, o secretário viu na segunda infecção o agravamento da doença que o levou a 16 dias de internação. Dias antes de receber alta, em um depoimento emocionado nas redes sociais, Tarifa ressaltou a importância de manter os cuidados de prevenção.
“Precisamos valorizar a vida, tanto a nossa, quanto a de todos. Para isso temos que cumprir os procedimentos do distanciamento social, não vacilar em nenhum momento, usando sempre a máscara e procurar higienizar as mãos o tempo inteiro. Um cuidando do outro, dessa forma a gente vai sair mais forte”, declarou.
FAÇA SUA PARTE!
Se possível, fique em casa.
Se precisar sair, use a máscara corretamente: ela deve cobrir a boca e o nariz; ser trocada a cada 2h ou sempre que estiver molhada. Na hora de retirar segure pela alças.
Evite aglomerações e mantenha uma distância segura das outras pessoas.
Higienize as mãos com frequência: lave com água e sabão, e na impossibilidade utilize álcool
em gel a 70%.
em gel a 70%.
Higienize com frequência o celular e objetos de uso constante, como chaves, cartões, entre
outros.
outros.
Não compartilhe objetos de uso pessoal.
Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço descartável ou com a parte interna do
cotovelo.
cotovelo.
Fazendo sua parte você se protege, cuida dos outros e permite que vidas sejam salvas.
Com informações Vera Sampaio e foto divulgação