GCM de Taboão da Serra intercepta motos com placas adulteradas e apreende arma de fogo e simulacro em ações distintas
GCM de Taboão da Serra intercepta motos com placas adulteradas e apreende arma de fogo e simulacro em ações distintas
Karen Santiago
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Taboão da Serra realizou, no sábado (12) e domingo (13), duas ações distintas que resultaram na apreensão de motocicletas com placas adulteradas e na retirada de circulação de uma arma de fogo de uso restrito e um simulacro de pistola. Nas duas ocorrências, os suspeitos tentaram fugir, mas foram interceptados pelas equipes da corporação. Dois suspeitos presos e um apreendido.
Motocicleta com placa coberta e simulacro
Na primeira ação, agentes da ROMUCAM – grupamento especializado da GCM – patrulhavam o Jardim Taboão quando avistaram dois homens em uma moto vermelha, com a placa visivelmente adulterada com fita isolante. Ao perceberem a presença da viatura, os ocupantes desobedeceram à ordem de parada e tentaram fugir pelas ruas do bairro.
Durante a perseguição, que durou cerca de 15 minutos, o condutor perdeu o controle e caiu com o garupa. Ambos tentaram fugir a pé, mas foram detidos. Um dos indivíduos portava um simulacro de arma de fogo. A motocicleta foi recolhida, e os dois foram levados à delegacia.
Menor conduzindo moto e arma real arremessada durante a fuga
A segunda ocorrência se deu na região da Avenida Paulo Aires. Após alerta do CECOM sobre uma motocicleta suspeita circulando com placa adulterada, os agentes identificaram o veículo com dois ocupantes, que novamente não obedeceram à ordem de parada. Após perseguição, os suspeitos caíram da moto e tentaram escapar a pé. Durante a fuga, um dos envolvidos arremessou uma arma de fogo sobre um muro.
O armamento, um revólver calibre .38 com numeração suprimida, foi localizado e apreendido. A moto, uma Honda/Fusco Cargo 150A, estava com a placa adulterada com fita isolante e era conduzida por um adolescente de 17 anos. Ele foi apreendido. Já o passageiro, de 23 anos, foi preso por porte ilegal de arma de uso restrito. Ambos foram levados à delegacia, onde permaneceram à disposição da Justiça.
Ligação entre os casos e desdobramentos
Segundo apuração do Click Regional, o adolescente afirmou que a motocicleta havia sido emprestada por um amigo e que desconhecia a adulteração. Já o jovem preso pela posse da arma confirmou que recebeu o revólver emprestado de um conhecido no Jardim Santo Eduardo, em Embu das Artes, e que o acompanhava em uma volta de moto quando foram surpreendidos pelos guardas.
Durante a fuga, o jovem teria jogado a arma sobre o muro de uma residência antes de ser abordado. O armamento foi submetido à perícia e será encaminhado ao Instituto de Criminalística.