Taboão da Serra foi mais uma cidade atingida pela onda de vandalismo contra o transporte público registrada nas últimas semanas na Grande São Paulo. Na tarde desta terça-feira (1º), quatro ônibus – municipais e intermunicipais – foram alvos de ataques na Avenida Aprígio Bezerra da Silva, nos trechos próximos ao Shopping Taboão e à Praça Nicola Vivilechio. Os veículos, inclusive alguns novos da Viação Pirajuçara, tiveram janelas estilhaçadas e latarias perfuradas por pedras e bolinhas de gude. Ninguém ficou ferido.

Diante da violência, a Guarda Civil Municipal (GCM) intensificou o patrulhamento na região. Segundo o secretário de Segurança de Taboão da Serra, Luis Peniche, a resposta foi imediata. “Prontamente reforçamos a segurança com três viaturas e a Romucam, além de intensificar as rondas referentes ao fato ocorrido, zelando pela segurança dos usuários e funcionários da empresa e, além disso, evitar esses tipos de ocorrências”, afirmou ao Click Regional.

Segundo balanço da SPTrans, somente desde 12 de junho, 197 ônibus do sistema municipal da capital foram depredados.. Também nesta terça, na zona sul de São Paulo, dois veículos foram atacados na Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, no Brooklin. Uma motorista relatou que três jovens em bicicletas, armados com estilingues, foram os responsáveis pela ação.

Ainda de acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), os motoristas adotaram o protocolo de segurança e desembarcaram os passageiros antes das depredações. Apesar dos danos materiais, não houve feridos.

Entre os dias 8 e 17 de junho, 135 coletivos já haviam sido vandalizados em São Paulo e na Grande SP — 78 na capital, especialmente nas zonas Sul e Leste, e 57 em cidades vizinhas, como Taboão. O Click Regional trouxe a notícia de que na última sexta-feira (27), um caso grave foi registrado em São Paulo: uma mulher de 31 anos ficou ferida, após uma pedra atingir um ônibus da linha 607C/10, da concessionária MobiBrasil, na Avenida Washington Luís, no Campo Belo, zona sul. O objeto lançado por um homem que fugiu do local quebrou uma janela ao lado da passageira. Ela foi socorrida na UPA Vila Santa Catarina. Toda a ação foi registrada por câmeras de segurança do coletivo.

 Fotos divulgação