Prefeitura e Governo do Estado articulam ações para enfrentar enchentes na Avenida Nove de Julho
Prefeitura e Governo do Estado articulam ações para enfrentar enchentes na Avenida Nove de Julho
Karen Santiago
As enchentes registradas na Avenida Nove de Julho, no Parque Paraíso, em Itapecerica da Serra, não são um problema recente. Os alagamentos se arrastam há décadas, afetando moradores e comerciantes da região, e voltaram a causar transtornos graves em dois momentos recentes: no dia 15 de janeiro e, novamente, durante a forte chuva registrada no domingo, 1º de fevereiro.
Diante da recorrência do problema e dos prejuízos causados à população, na manhã desta segunda-feira (2), o prefeito Dr. Ramon Corsini e o vice-prefeito Allan Dias se reuniram com técnicos da Defesa Civil do Estado e engenheiros da SP-Águas – Agência de Águas do Estado de São Paulo, em um encontro emergencial voltado ao enfrentamento dos problemas recorrentes de alagamento que há décadas atingem a região e, nas últimas semanas, voltaram a causar prejuízos e riscos à população.
Durante a reunião, o prefeito destacou a gravidade da situação, lembrando que os moradores foram diretamente impactados pelas enchentes registradas em janeiro e, novamente, neste início de fevereiro. Segundo ele, foi formalizado um pedido de apoio ao Governo do Estado para a execução de uma obra emergencial na Avenida Nove de Julho, além da realização de um estudo técnico completo que permita um diagnóstico preciso e a construção de uma solução definitiva para o escoamento das águas pluviais no local.
O vice-prefeito Allan Dias reforçou a necessidade de uma atuação imediata e integrada entre município e Estado, diante dos prejuízos causados pelos eventos climáticos recentes. Ele agradeceu o apoio da Defesa Civil estadual, do Governo do Estado e de representantes políticos que contribuíram para viabilizar a articulação, destacando que o objetivo é garantir respostas rápidas para a população que voltou a sofrer com alagamentos em curto intervalo de tempo.
Outro ponto tratado no encontro foi a situação da Rua Pindorama, no bairro Recreio Primavera, que permanece interditada após a destruição do asfalto provocada pela forte chuva do domingo. A partir da análise de imagens, técnicos da Defesa Civil estadual orientaram sobre os procedimentos necessários para que o Estado ofereça suporte à Prefeitura na reconstrução da via.
Ao final da reunião, o prefeito assinou o ofício que formaliza a solicitação de parceria com o Governo do Estado para a elaboração de um plano de ação voltado à solução definitiva das enchentes no Parque Paraíso. Em seguida, equipes técnicas da Defesa Civil estadual e da SP-Águas realizaram uma vistoria na Avenida Nove de Julho, permitindo um levantamento mais detalhado da situação, o início dos estudos técnicos e a avaliação de alternativas para reduzir os impactos das chuvas na região.
Também participaram da reunião e da vistoria vereadores, secretários municipais, representantes do gabinete do prefeito, da Procuradoria do Município e técnicos das pastas envolvidas.