A nova gestão de Taboão da Serra demonstra preocupação com a proliferação da dengue e tem adotado medidas para conter a doença. Uma grande ação de conscientização e combate aos focos do mosquito estava programada para sábado, 1º de fevereiro, mas foi cancelada devido às chuvas. No entanto, o município segue mobilizado, promovendo a distribuição de materiais informativos e contando com o apoio da população para eliminar criadouros do Aedes aegypti.

Além disso, quatro Unidades Básicas de Saúde (Parque Pinheiros, Margaridas, Record e Maria José) foram preparadas para atender pacientes com sintomas de dengue. Nessas unidades, serão realizados testes rápidos para alguns casos, e o horário de funcionamento foi ampliado até as 19h, conforme informou o secretário de Saúde, Dr. Ailton Bogalho. De acordo com o secretário todas as Unidades de saúde tem condições de atender os moradores.

"As [4 UBS´s] contarão com uma equipe médica específica para atender pacientes com suspeita de dengue, realizando exames e testes. O objetivo é evitar a sobrecarga nos prontos-socorros e garantir que os moradores recebam atendimento adequado nas unidades básicas", explicou o secretário.

Desde o início da nova gestão, a Prefeitura tem intensificado a operação Cata-Bagulho, e o prefeito Daniel reforça a importância da colaboração da população para o descarte correto de materiais. Em vez de deixá-los nas ruas, os moradores devem utilizar os Ecopontos da cidade, que conta com duas unidades para esse fim.

A equipe de saúde municipal também está focada na vigilância epidemiológica. Segundo Raquel Zaicanner, integrante da equipe, é essencial que qualquer caso suspeito seja tratado com a máxima atenção.

 "É fundamental realizar o bloqueio epidemiológico, ou seja, a ação das equipes de zoonoses no quarteirão onde o paciente mora. Assim, garantimos o monitoramento da situação e prevenimos o agravamento da doença", destacou.

Até o momento, Taboão da Serra registrou 115 notificações de dengue, com 21 casos confirmados, 71 descartados e nenhum óbito.

"O trabalho de combate à dengue é diário e contínuo. Precisamos monitorar o município para evitar o acúmulo de água parada e o descarte irregular de entulho, que podem se tornar criadouros do mosquito e atrair outros vetores, como roedores e escorpiões", ressaltou Dr. Ailton.

Dicas para combater o mosquito da dengue:

✔ Mantenha a caixa d'água sempre tampada.

✔ Mantenha as lixeiras fechadas.

✔ Coloque areia nos pratos de plantas para evitar água parada.

✔ Recolha e descarte corretamente o lixo do quintal.

✔ Limpe regularmente as calhas.

✔ Cubra piscinas quando não estiverem em uso.

✔ Tampe os ralos e mantenha a tampa dos vasos sanitários fechada.

✔ Limpe a bandeja externa da geladeira para evitar o acúmulo de água.

Em casos de suspeita de Dengue, procure atendimento médico. Principais sintomas: febre alta, dor muscular intensa, dor nos olhos, mal estar, dor de cabeça, falta de apetite, manchas vermelhas pelo corpo.

Com a colaboração de todos, Taboão da Serra pode vencer a luta contra a dengue!

Cata bagulho (11) 4788-4100

Defesa Civil (11) 4701-0655

Ecoponto Jardim Irapuã/Parque Pinheiros
Rua José Milani, 275, Jardim Irapuã

(11) 4771-3210

Ecoponto Trianon/Guaciara
Estrada das Olarias, 980, Jardim Guaciara