A municipalização do trecho da antiga Régis Bittencourt que abrange Taboão da Serra, realizada pela gestão anterior, tem sido alvo de críticas, especialmente devido à instalação de semáforos, que resultaram em aumento de roubos a veículos e vandalismos em ônibus municipais e intermunicipais. Desde dezembro, mais de 15 ataques aos coletivos foram registrados. Para barrar esse ciclo de violência, o secretário de segurança, Luis Peniche intensificou as rondas de guardas municipais no trecho. O Click Regional notou na tarde desta segunda (20/1) GCM´s pela avenida, garantindo a segurança de quem precisa trafegar pela via.
Vandalismos em Ônibus
O caso mais recente ocorreu na sexta-feira (17/1), quando dois ônibus foram alvo de criminosos. As ações seguem um padrão semelhante em todos os casos. Além dos prejuízos materiais, passageiros também têm se ferido durante os ataques. Adolescentes criminosos são apontados como responsáveis por atirar pedras e bolas de grude contra os ônibus, danificando os vidros.
De acordo com levantamento realizado pelo portal Diário dos Transportes, motoristas, fiscais e coordenadores de tráfego relataram que o problema se intensificou após a municipalização. "Quando a presença dos agentes da Polícia Rodoviária Federal era mais ostensiva no trecho, esses casos eram raros", afirmam. As investigações são realizadas pela Polícia Civil.
Testes na avenida serão realizados em breve
Daniel anunciou que pretende iniciar uma fase de testes na avenida dentro de dois meses. A principal mudança será o desligamento de alguns semáforos. Apenas dois permanecerão em funcionamento: o do Shopping Taboão e o próximo ao São Judas, na altura do Cemitério Vale dos Reis.
"Minha ideia, no momento, é manter apenas dois semáforos ligados: o do Shopping Taboão e o do São Judas, próximo ao Cemitério Vale dos Reis. Os demais serão desligados, mas não removidos. Essa será uma fase de testes. Se a mudança for aprovada pela população e pelos trabalhadores do transporte, e se ela trouxer melhorias para todos, manteremos o modelo. Caso contrário, buscaremos novas soluções para atender às necessidades da cidade", explicou Daniel durante coletiva de imprensa realizada na última segunda-feira (13/1).
Prefeito sonha em devolver a BR ao governo federal
O novo prefeito de Taboão da Serra, Daniel, declarou que tem como objetivo devolver a gestão do trecho da Régis Bittencourt ao governo federal. Contudo, ele reconhece que isso será um grande desafio.
"Essa medida é necessária, principalmente, devido ao custo. A cidade não tem condições de arcar com as despesas geradas pela antiga Régis. Digo isso com conhecimento de causa, especialmente agora que tivemos acesso às contas públicas. Toda vez que criamos uma despesa sem uma nova fonte de arrecadação, enfrentamos dificuldades. Meu sonho é devolver a BR. Alguns políticos prometeram ajudar, e estou cobrando deles", afirmou o prefeito.
Foto divulgação Secom/PMTS