Taboão da Serra enfrenta um momento crítico devido a intensa chuva e o vendaval que atingiu a cidade e toda a região metropolitana de São Paulo na última sexta-feira, 11/10, com ventos de até 107 km/h. Os efeitos dessa tragédia ainda são sentidos por milhares de moradores que continuam sem fornecimento de energia elétrica. Segundo a concessionária responsável, mais de 32,7 mil residências em Taboão da Serra permanecem sem luz, e a situação já dura mais de 60 horas em alguns bairros.

Diante dessa calamidade, foi decretada situação de emergência no município de Taboão da Serra, por meio do Decreto Nº 200, de 12 de outubro de 2024, reconhecendo a gravidade dos danos e a necessidade de ação imediata. “A prioridade máxima do Governo Municipal é garantir a segurança e o bem-estar da população”, informa a Prefeitura.

De acordo com a Prefeitura, as equipes de manutenção, junto com a Defesa Civil, “têm trabalhado incansavelmente, dia e noite, para restabelecer a normalidade e solucionar os inúmeros problemas causados por esse desastre natural, como destelhamentos, quedas de árvores, falta de energia elétrica e alagamentos em diversas áreas do município”, informa a nota.

A Defesa Civil registrou mais de 100 chamados, dos quais mais da metade já foram atendidos, afirma a Prefeitura. “Não há registro de pessoas desabrigadas. Inúmeros taboanenses perderam eletrodomésticos, eletrônicos, móveis e alimentos por causa da interrupção no fornecimento de energia”, detalha a Prefeitura.

De acordo com a nota da Prefeitura, a secretaria de Assistência Social e Cidadania, está visitando as áreas atingidas, realizando o cadastro das famílias e está fornecendo cestas básicas, colchões e kits de higiene. O Governo Municipal também adquiriu, em caráter emergencial, 1.400 telhas para distribuição à população.

As famílias que precisam de auxílio, e puderem, podem enviar mensagem para o Whatsapp (11) 91507-4178 ou irem presencialmente no Atende Centro (R. Pedro Mari, 80, Pq. Assunção).