O Pronto Atendimento do Hospital Geral de Itapecerica da Serra está atendendo somente casos graves, esclareceu ao Click Regional, o prefeito da cidade, Francisco Nakano.
"Está atendendo só casos graves com encaminhamento do Pronto Socorro central. Como deveria ser. Os casos leves ficam no PS municipal", afirmou.
Os casos graves, que precisam ser atendidos com urgência serão transferidos em ambulância. "Está sendo feito uma triagem no PS central", explicou Nakano.
A reportagem do Click Regional apurou que o município continua se adequando a mudança. Segundo a Prefeitura de Itapecerica da Serra o pronto socorro central conta com dez leitos de clínica médica para tratar pacientes com coronavírus e oito leitos de suporte ventilatório pulmonar.
90 dias de adequação
No dia 22 de janeiro, em nota ao Click Regional, o governo estadual informou que a secretaria dode saúde do estado e a Prefeitura de Itapecerica da Serra definiram conjuntamente o processo de início de orientação da população sobre o redirecionamento para serviços da rede primária de saúde da demanda do Pronto Socorro do Hospital Geral localizado na cidade.
"A medida quer priorizar o atendimento a casos graves e gravíssimos neste hospital altamente capacitado e equipado", pontua a nota.
De acordo com a nota, seria realmente a partir do dia 1º de fevereiro, que este processo se iniciaria de forma gradativa e ocorrerá no decorrer de 90 dias.
"Nesse período, o hospital atenderá os pacientes, mesmo leves, já orientando as pessoas sobre a mudança de fluxos. Simultaneamente, a Saúde municipal organizará sua rede para incorporar essa demanda", finalizada a nota.
Foto divulgação Jornal de Itapecerica