A Secretaria da Educação do estado de São Paulo divulgou a lista final das 100 escolas estaduais que vão aderir ao Programa das Escolas Cívico-Militares (ECM) a partir do segundo semestre deste ano. Três delas estão localizadas nas cidades da região são elas: EE Jardim do Carmo, em Itapecerica da Serra, Eduardo Vaz Doutor em Embu das Artes e Bairro das Palmeiras – Juquitiba.

Os nomes das unidades serão publicados no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (29). Em nota, a Secretaria da Educação informou que foram realizadas três rodadas de consulta pública com comunidades locais que manifestaram interesse no modelo em 2024.

"O objetivo das consultas públicas foi ouvir toda a comunidade escolar e garantir a transparência do processo. Tiveram direito a voto, mãe, pai ou responsável pelos alunos menores de 16 anos de idade; estudantes a partir de 16 anos de idade, ou seus familiares, em caso de abstenção de alunos dessa faixa etária; e professores e outros profissionais da equipe escolar", disse a pasta em nota divulgada.

Currículo Paulista

As escolas cívico-militares seguirão o Currículo Paulista, definido pela Secretaria da Educação. A Seduc também será responsável pelo processo de seleção dos monitores.

A Secretaria da Segurança Pública apoiará a Secretaria da Educação no processo seletivo e emitirá declarações com informações sobre o comportamento e sobre processos criminais ou administrativos, concluídos ou não, em que os candidatos a atuar como monitores nessas unidades de ensino possam estar envolvidos.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Barrinha