A cobrança da Zona Azul em Itapecerica da Serra continua suspensa devido às falhas apresentadas no novo sistema implantado pela empresa responsável, a Panda Parking. O tema foi amplamente debatido pelos vereadores durante a sessão realizada no dia 6 de agosto e voltou à pauta em duas reuniões com o prefeito Ramon Corsini: a primeira realizada na semana passada e a outra ocorreu na segunda-feira (18), com participação de representantes da empresa.

Reuniões e apresentação de aplicativo

Durante o encontro da última segunda, foi apresentado o aplicativo Rizzo Park, que deverá substituir a atual plataforma utilizada para a compra de créditos. Segundo vereadores presentes, o aplicativo em funcionamento até agora apresentava limitações — permitia apenas a compra antecipada, sem oferecer opções para regularização posterior, o que causava transtornos aos motoristas.

Questionamentos sobre multas

Os responsáveis pelo contrato foram cobrados a explicar as falhas no sistema, especialmente em relação ao tempo de comunicação entre os veículos com câmeras que fiscalizam as placas e os pontos de regularização, como bancas de jornal. Essa demora, segundo o parlamentar Vicente Tinho, prejudicava motoristas que tentavam regularizar a situação após estacionar, gerando multas.

Foi comprovado que falhas de integração ocorreram, e a principal dúvida agora é se as multas já aplicadas serão anuladas ou se os condutores precisarão recorrer administrativamente. A definição ainda será tomada.

Posição da Prefeitura e próximos passos

De acordo com a empresa, o prazo mínimo para estabilizar o sistema é de 30 dias, tempo necessário para implantação completa, divulgação e campanha educativa junto à população. Apesar da intenção da Panda Parking em retomar a cobrança o quanto antes, os vereadores reforçaram que não é possível liberar a Zona Azul enquanto os problemas não forem corrigidos.

O prefeito Ramon Corsini acatou as reclamações e determinou que a suspensão da cobrança seja mantida até que o novo sistema esteja regularizado.

Como funcionava

Até abril, fiscais deixavam um aviso no painel dos veículos estacionados, e os motoristas faziam o pagamento em pontos credenciados.

Funcionamento atual

Desde 28 de abril, a cobrança passou a ser exclusivamente digital. O munícipe pode ativar a Zona Azul em pontos de venda, pelo aplicativo Panda Parking, via WhatsApp com pagamento por Pix ou pelo app Sem Parar. Além disso, um veículo da empresa contratada circula para identificar irregularidades. Ao todo há trinta minutos de tolerância. 

A Zona Azul opera de segunda a sexta-feira das 9h às 18h , e aos sábados, das 9h às 13h.