A Prefeitura de Itapecerica da Serra está em atraso no recolhimento da contribuição previdenciária, parte patronal, dos servidores da cidade. O não recolhimento se deve ao mês de outubro deste ano. O órgão inclusive confirmou para o Click Regional esse atraso. “O vencimento aconteceu no dia 15/11/2024, no montante de R$ 2.598.395,81”, informou a administração municipal.

Ao Click Regional, servidores demonstram preocupação com o atraso. Eles sabem da necessidade do atual governo conseguir repasses, há esperança, porém eles compreendem a dificuldade de repasses para que haja recolhimentos. “Eles precisam arrumar dinheiro e a gente sabe que não vai arrumar dinheiro. Vai deixar o calote e provavelmente as contas não serão aprovadas pelo Tribunal de Contas e na Câmara. O meu receio maior é que os servidores que paguem com o prejuízo”, afirma um dos servidores.

Segundo a Prefeitura, o valor corresponde a contribuição descontada do servidor em folha de pagamento foi repassada normalmente ao ITAPREV.

A reportagem apurou que possivelmente os recolhimentos referentes aos meses de novembro e dezembro, poderiam atrasar, entretanto a Prefeitura afirmou ter que aguardar os devidos repasses do Governo Federal para que haja os recolhimentos. “Portanto ainda não está atrasado”, informou.

Em nota a Prefeitura justificou que a adoção da medida aconteceu para o não comprometimento da folha de pagamento “devido à redução de 50% nos repasses do Salário-Educação e redução nos repasses do valor esperado do Fundeb, ambos de responsabilidade do Governo Federal”, frisa.

A Prefeitura afirmou que a medida será sanada assim que houver o reequilíbrio no recebimento de recursos de outras fontes de arrecadação. “Ressaltamos que o ITAPREV tem liquidez suficiente para adimplir os compromissos com os aposentados e pensões’, finaliza a nota.