Taboão da Serra

Vacinação contra a gripe começa nesta segunda, 12, em Taboão da Serra

Começa nesta segunda-feira, 12 de abril, a campanha de vacinação contra a gripe. Moradores de Taboão da Serra que são trabalhadores da área da Saúde, indígenas, gestantes, puérperas (mulheres que deram a luz há até 45 dias) e crianças maiores de seis meses e até cinco anos completos serão imunizados nessa primeira etapa. A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, nas 12 Unidades Básicas de Saúde do município.

As pessoas que já receberam a vacina contra a Covid-19 devem esperar, pelo menos, 14 dias após tomar a dose contra o novo coronavírus para receber o imunizante contra a gripe.   

O secretário de Saúde, José Alberto Tarifa, reforça que é importante que os grupos propostos procurem as unidades de saúde para receber a vacina. “A vacina contra gripe permite que quem seja vacinado desenvolva anticorpos contra a Influeza e algumas cepas. Essa imunização assegura que a pessoa vacinada, quando tenha contato com o vírus, não tenha agravamentos da doença, o que resulta em menos complicações de saúde e, consequentemente, um número menor de internações”, informou.

Campanha

A campanha de vacinação contra a gripe deste ano será dividida em três etapas que se estenderão até 09/07. Nas três fases a Secretaria de Saúde de Taboão da Serra pretende imunizar cerca de 90 mil moradores. O imunizante deste ano protege os vacinados contra três cepas de Influenza: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

A partir da próxima semana até o dia 10/05 começa a primeira etapa em que só serão vacinados contra a gripe trabalhadores da Saúde, indígenas, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) e crianças com idade a partir de 6 meses até cinco anos completos.

Na segunda etapa, que começa em 11/05, será a vez dos idosos maiores de 60 anos e dos professores das redes pública e privada. 

Já na terceira etapa, com início em 09/06, será a vacinação de pessoas com comorbidades e com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.

Transporte Gratuito para moradores do Clementino

Os moradores da região da UBS Clementino, onde está em funcionamento o Pronto Atendimento da COVID-19, contam com transporte gratuito para vacinação. É possível utilizar as vans gratuitas do Sistema Leva e Traz da prefeitura para ir até outras UBSs e receber a vacina. As vans saem a cada 30 minutos, de segunda a sexta-feira, da EMI Pica-Pau Amarelo.

Continue fazendo a sua parte!

Seguir os protocolos de segurança garante não apenas que a Covid-19 não seja disseminada, como também impede a proliferação de outras doenças respiratórias, como a gripe e vírus que causam pneumonias.

Por isso, é importante que os todos façam a sua parte, lavando bem as mãos com água e sabão ou higienizando com álcool em gel a 70% e mantendo o distanciamento social. Se possível, fique em casa e se precisar sair use máscara. 

Serviço:
Campanha de Vacinação contra a Gripe
Etapa 1 – Início em 12/04

Público Alvo: Trabalhadores da área da Saúde, indígenas, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) e crianças maiores de 6 meses e até cinco anos completos

Local: Unidades Básicas de Saúde - de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
 
Texto Vera Sampaio e foto Ian de Freitas/ PMTS

© 2015-2021 Click Regional - Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por OSN

logo site