Um menor de idade foi apreendido na última semana após se envolver em um roubo a um salão de beleza localizado no bairro São Judas, em Taboão da Serra. A ocorrência foi registrada pela Polícia Civil como ato infracional análogo ao crime de roubo, previsto no artigo 157 do Código Penal, com concurso de pessoas.

De acordo com o boletim de ocorrência, a ação foi percebida a partir do trabalho integrado de monitoramento realizado pelo Centro de Operações e Inteligência (COAi) da Guarda Civil Municipal, que atua 24 horas por dia no acompanhamento de imagens espalhadas por diversos pontos da cidade.

Ao identificarem indivíduos em atitude suspeita circulando em uma motocicleta, agentes do COAi acionaram as viaturas da GCM que estavam em patrulhamento na região. Durante a averiguação, a equipe localizou o veículo na Rua Setubal, via sem saída, onde foi realizada a abordagem.

No momento da ação, um dos ocupantes da motocicleta desceu e entrou em um salão de beleza. Conforme relato da vítima à polícia, o adolescente anunciou o assalto simulando estar armado, colocando a mão na cintura e ameaçando as pessoas presentes. Em seguida, subtraiu uma aliança de ouro da proprietária do estabelecimento.

Após o crime, o suspeito tentou fugir, mas foi interceptado pelas equipes da Guarda Civil Municipal que já estavam em deslocamento para o local. A aliança roubada, avaliada em aproximadamente R$ 4 mil, foi localizada, apreendida e posteriormente restituída à vítima.

O menor foi conduzido ao 1º Distrito Policial de Taboão da Serra, acompanhado de sua responsável legal. Em depoimento, ele afirmou que não portava arma de fogo no momento do crime. Após análise dos fatos, a autoridade policial determinou a apreensão do adolescente, por se tratar de ato infracional equiparado a roubo majorado, em razão do concurso de pessoas e da grave ameaça.

O secretário municipal de Segurança Pública, Luis Peniche, destacou a importância do monitoramento contínuo e da resposta rápida das equipes.
“Taboão da Serra é monitorada 24 horas por dia, sete dias por semana, por agentes do nosso Centro de Operações e Inteligência da GCM. Ao avistarem indivíduos suspeitos pelas câmeras, esses agentes comunicam imediatamente as viaturas que estão em campo para realizar a abordagem. Esse trabalho integrado tem sido fundamental para coibir crimes e garantir mais segurança à população”, afirmou.

A motocicleta utilizada na ação foi identificada, mas o segundo envolvido não foi localizado até o encerramento do registro da ocorrência. O caso será acompanhado pelo Ministério Público e pela Vara da Infância e Juventude.

Em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a identidade do menor é preservada, e não são divulgados dados que possam levar à sua identificação.