Afroempreendedores de Taboão da Serra ganham destaque no projeto “Taboão Afro Cidadania” de 15 a 25/11
Afroempreendedores de Taboão da Serra ganham destaque no projeto “Taboão Afro Cidadania” de 15 a 25/11
Karen Santiago
O fortalecimento da cultura negra e do empreendedorismo local está no centro do Taboão Afro Cidadania, iniciativa promovida pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania e pela Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de Taboão da Serra, em parceria com o Shopping Taboão e o Instituto Iris. O evento integra a programação do Mês da Consciência Negra e acontece entre 15 e 25 de novembro, no Shopping Taboão.
A edição deste ano contará com um quiosque colaborativo que reunirá afroempreendedores do município, oferecendo ao público produtos variados, como itens de beleza, bem-estar, moda, acessórios e gastronomia. A proposta é ampliar a visibilidade desses negócios, incentivar o consumo local e reforçar o compromisso do município com políticas de equidade racial.
“Cada produto carrega uma história e um legado de resistência, criatividade e orgulho. O Taboão Afro Cidadania é uma oportunidade de valorizarmos a identidade negra e apoiarmos o empreendedorismo como instrumento de transformação social”, afirma o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, professor Moreira.
O movimento do afroempreendedorismo, que remonta ao século XIX, incentiva a autonomia econômica de pessoas negras e contribui para a geração de renda. Já o conceito de Black Money estimula a circulação de recursos dentro da comunidade negra, promovendo consumo consciente e fortalecimento coletivo — pilares fundamentais para combater desigualdades e impulsionar o desenvolvimento.
Dados do IBGE reforçam a importância de iniciativas como essa: mais de 10 milhões de mulheres empreendem no país, sendo 48% negras. Entre elas, 61% iniciam seus negócios por necessidade, diante da falta de oportunidades no mercado formal. Apesar de apresentarem maior nível de escolaridade (62,9% com ensino superior), ainda enfrentam obstáculos como racismo estrutural, menor acesso a crédito e desigualdade de renda.
“Apoiar esses profissionais é investir em diversidade e inovação. O Taboão Afro Cidadania é resultado de esforços que fortalecem nossa cidade e valorizam, especialmente, as mulheres que conciliam negócios e maternidade”, destaca a coordenadora de Promoção da Igualdade Racial, Jaciara Profirio.
Serviço
Taboão Afro Cidadania 15 a 25 de novembro Shopping Taboão — em frente à Drogaria São Paulo Endereço: Av. Taboão da Serra, 2643 – Centro