A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de Taboão da Serra anunciou oficialmente a nomeação de Jaciara Alves Profirio como nova Coordenadora de Promoção da Igualdade Racial. Mulher negra, ativista, educadora social e de religião de matriz africana, Jaciara tem uma trajetória marcada pela luta por justiça social e transformação das realidades periféricas.
Formada em Gestão de Recursos Humanos, a nova coordenadora acumula uma trajetória sólida no trabalho de base, com forte atuação em comunidades e movimentos sociais. Em Taboão da Serra, foi educadora social na ONG Solar dos Unidos e atuou como Conselheira Tutelar entre 2011 e 2014, sempre voltada à defesa dos direitos humanos e da proteção à infância.
Para Jaciara, a criação da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania representa um avanço histórico para o município.
“A criação da Secretaria e a ativação da Coordenadoria demonstram sensibilidade e compromisso da gestão municipal em promover políticas públicas que garantam igualdade e combatam violações de direitos. É fundamental que a diversidade faça parte da agenda política para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes”, destacou.
Entre as ações prioritárias, Jaciara pretende fortalecer o diálogo com movimentos sociais, ampliar o acesso às políticas de igualdade racial e articular parcerias intersetoriais com outras secretarias, garantindo mais eficiência na execução dos projetos.
“Trazer propostas que considerem o contexto vivido por mulheres negras, ouvir as demandas e criar espaços de diálogo é essencial para promover justiça social. As mulheres negras estão rompendo estereótipos e reafirmando seu protagonismo nos espaços políticos e sociais”, ressaltou.
A coordenadora também pretende investir na educação como eixo estratégico de letramento racial, com foco em projetos baseados na Lei nº 11.645/2008, que tornou obrigatório o ensino da história indígena e afro-brasileira nas escolas públicas e privadas. Outro foco será o respeito às religiões de matriz africana, com ações voltadas à desconstrução de estereótipos e preconceitos.
“Vamos trabalhar para quebrar paradigmas e desconstruir a ideia de que as religiões de matriz africana estão ligadas a estigmas. São religiões com fé, valores e espiritualidade, e merecem respeito como todas as demais”, afirmou.
Moradora do Parque Pinheiros, aos 55 anos, Jaciara representa uma trajetória coletiva de resistência e esperança. Segundo o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Professor Moreira, sua nomeação simboliza o fortalecimento de políticas públicas de reparação e reconhecimento.
“A Coordenadoria de Igualdade Racial estará de portas abertas para acolher toda a sociedade. Nosso objetivo é promover ações com a participação da comunidade negra e de grupos historicamente marginalizados, com perspectivas de justiça social e transformação. Este é um novo tempo para Taboão da Serra: mais representativo, plural e comprometido com a mudança”, concluiu.
