O candidato e médico Fernando Fernandes Filho quer retornar à Prefeitura de Taboão da Serra. Fernandes apresenta em suas caminhadas o que já foi feito, enquanto esteve à frente da prefeitura e as suas futuras propostas neste novo Plano de Governo, destacam-se a construção de um Hospital Municipal, a retomada das atividades culturais e esportivas na Arena Multiuso, dentre outras. Os veículos de comunicação Click Regional e Informativo Taboão prepararam matérias especiais e exclusivas que abordarão as propostas de cada um dos candidatos. Nesta matéria trataremos sobre as propostas de Saúde, Educação, Esporte e Lazer, Segurança, Cultura, Desenvolvimento Social e Mobilidade Urbana.
Fernando na Saúde propõe construir um Hospital Municipal com capacidade para 116 leitos, que atenderá a diversas especialidades médicas. 52 leitos para Clínica Médica: voltados para internações de pacientes adultos que necessitam de cuidados em áreas como cardiologia, pneumologia, entre outras. Serão construídos 4 leitos de isolamento, para o tratamento de doenças infectocontagiosas. 18 leitos para Pediatria: Atendimento especializado para crianças, com 4 leitos de isolamento para casos que necessitem de cuidados especiais. 16 leitos para Maternidade: Atendimento completo para gestantes, incluindo o alojamento conjunto e um berçário, garantindo suporte integral durante o pré-parto, parto e pós-parto.
12 leitos para Cirurgia Geral: Voltados para a recuperação de pacientes submetidos a cirurgias de diversas especialidades. 10 leitos para Psiquiatria: Destinados ao atendimento de pacientes com transtornos mentais, oferecendo cuidados especializados em um ambiente seguro e acolhedor.
O hospital contará com um Centro de Diagnósticos, equipado para realizar uma ampla gama de exames essenciais, tais como: Exames laboratoriais: Análises clínicas para diagnóstico de diversas condições de saúde.
Exames oftalmológicos: Mapeamento de retina, tomografia ocular e outros procedimentos essenciais para a saúde ocular. Audiometria: Testes auditivos para diagnóstico de perda auditiva e outras condições relacionadas.
Eletrocardiograma e Ecocardiograma: Para monitoramento da saúde cardíaca, com aparelhos disponíveis também em outras unidades de saúde. Colonoscopia e Endoscopia: Exames gastrointestinais para diagnóstico e prevenção de doenças. Ultrassonografia, Raio-X, Tomografia e Ressonância: Exames de imagem essenciais para diagnósticos precisos.
Impedanciometria, BERA, Eletroencefalograma, Eletroneuromiografia: Exames especializados para avaliação da saúde neurológica e auditiva. MAPA e HOLTER: Monitoramento ambulatorial de pressão arterial e atividade cardíaca. Teste Ergométrico: Avaliação da capacidade cardíaca durante o esforço físico.
Dentre suas propostas na Saúde estão também a Construção de Novas Unidades Básicas de Saúde (UBS); Três novas UBSs nos bairros Jacarandá, Maria Rosa/Pq. Albina e Sítio das Madres/Gleba C; Conclusão da UBS do Laguna; Construir um Centro de Referência do Transtorno do Espectro Autismo no prédio antigo da prefeitura. Reconstruir um Centro de Referência da Mulher no Parque Pinheiros; Retomada da Obra do Serviço Especializado de Reabilitação (SER) que abrigará o CAPS Infantil; Ampliação das Unidades Básicas de Saúde do Parque Pinheiros e Santo Onofre e devolução do Pronto Socorro Infantil ao Santo Onofre e Implantação de UBS no Trianon
Na Educação Fernandes propõe investir no Processo de Ensino/Aprendizagem; Construir novas escolas; Reduzir o número de alunos por sala de aula; Expansão das Escolas em Tempo Integral; Valorização e Capacitação dos Profissionais da Educação; Implementação de Tecnologias Digitais nas Práticas Pedagógicas; Inclusão de Inteligência Artificial (IA): A IA será incorporada em atividades textuais, cálculos e na produção de jogos digitais; Criação de Laboratórios Makers: vamos implementar laboratórios makers nas escolas; Implantação de Lousas Digitais: Todas as salas de aula serão equipadas com lousas digitais; Distribuição de Material Escolar, Coleções de livros e uniformes; Merenda escolar e cestas básicas nas férias; Reestruturação da educação inclusiva.
Também consta no plano de governo do candidato a reativação do Centro de Educação Inclusiva; Reorganização do CMHR Amor Perfeito; Resgate de Projetos EducacionaisLeitura nas Praças, Matematicando no Parque; 7 de Setembro: Revitalização das atividades de cidadania e civismo em comemoração ao Dia da Independência, integrando alunos e comunidade; além da Feira de Ciências e Campeonato Municipal Inter Escolar e Feira de Ciências e campeonato Municipal Inter Escolar.
No quesito Esportes e Lazer, o plano traz as seguintes propostas: Construção do Novo Complexo Ayrton Senna; Ginásio com medidas oficiais com anexo de lutas e quadras de areia; Implantação dos Campeonatos Municipais; Campeonatos de Vôlei, Basquete e Artes Marciais; Reorganização dos Campeonatos Municipais; Revitalização de Parques e Praças; Reforma e Ativação da Arena Multiuso; Reestruturação do Parque das Hortênsias - reestruturado, criando estações para o ensino de ciências nos moldes do Museu Catavento, educação no trânsito para crianças, uma pista de caminhada, implantação de barras fixas ao ar livre e reforma do parque infantil. Esse espaço será transformado em um centro de convivência e aprendizado, beneficiando toda a comunidade; Reforma do Parque da Família. O candidato também destaca as seguintes ações: Calendário anual de Campeonatos e Atividades Esportivas; reformas de campos e infraestrutura esportiva - do Mituzi, Marabá e Botafogo, além do CIEE; Retorno do Programa Craques do Ano; Valorização dos Profissionais Concursados do Esporte e Programa Segundo Tempo no contra-turno escolar.
Fernando pontua investimentos na Segurança: Ampliação do efetivo da Guarda Civil Municipal; Aquisição de Novas Viaturas; Fortalecimento da Patrulha Guardiã, Apoio ao Complexo da Mulher; Reinstalação e Ampliação do Monitoramento por Câmeras; Instalação de Totens de Segurança e melhoria da Comunicação com a GCM.
Cultura: Virada Cultural de Taboão da Serra; Educação Musical nas Escolas; Cadastro Municipal de Artistas; Criação de Estúdio Municipal de Produção Audiovisual e Música e Calendário Cultural Anual.
Em seu plano de governo Fernando apresenta ações na área de Desenvolvimento Social como capacitação profissional e empregabilidade; ampliação dos cursos profissionalizante no Projeto Lado a Lado; implantar o Programa Jovem Aprendiz; Ofertar Cursos de Gestão Financeira e Microempresa; Fortalecimento da Assistência Social; Política Assistencial dos CRAS e parcerias com Organizações e Empresas Locais:
Mobilidade Urbana: Reavaliação da BR-116 Municipalizada; Análise de Impacto e Benefícios: Realizar um estudo detalhado para avaliar os impactos da municipalização, incluindo aspectos como fluxo de veículos, segurança viária, custos de manutenção e impacto no trânsito local; Consultas Públicas e Diálogo com a Comunidade: Engajar a população de Taboão da Serra em consultas públicas para obter feedback sobre a gestão da BR-116; Gestão do Trânsito com Foco na Segurança; Campanhas Educativas; Revisão e Manutenção da Sinalização; Sistema Inteligente de Semáforos e Monitoramento do Tráfego; Incentivo ao Uso do Transporte Coletivo;
Ainda na Mobilidade Urbana Fernandes propõe melhoria da Integração com a Linha 4 Amarela: Desenvolver planos para melhorar a integração do transporte coletivo municipal com a Linha 4 Amarela do Metrô de São Paulo, facilitando o acesso dos moradores de Taboão da Serra ao sistema de metrô, além de incentivos para uso de Transporte Coletivo: Criar políticas de incentivo para o uso do transporte coletivo, como tarifas reduzidas, passes mensais acessíveis.