Foi inaugurado pela Prefeitura, na manhã da última quinta, 4 de julho, a Casa da Mulher Taboanense, localizada na rua Joaquim Faustino de Camargo, 169, no Jardim São Paulo. Três importantes serviços funcionarão em um só lugar, atendendo assim, as mulheres vítimas de violência, além de abrigar de forma digna àquelas que por segurança não podem voltar ao seus lares: quatro suítes individuais são oferecidas e também cozinha.

No local, funcionará um Centro de Cuidado e Proteção à Mulher que reunirá três importantes serviços em um só lugar: a Coordenadoria dos Direitos da Mulher, do Governo Municipal; a Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher de Taboão da Serra (DDM), da Polícia Civil do Governo Estadual; e o Cartório do Anexo de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Foro de Taboão da Serra, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

“Hoje nós temos quatro suítes [...] para a mulher ficar até as autoridades determinarem se ela pode ou não voltar para a casa. Vai ter um conforto para a mulher. Se ficar pequeno nós vamos ampliar o espaço para atender bem e para a mulher ser bem atendida e não precisar voltar para a casa e ser agredida” declarou o prefeito José Aprigio.

“Nós começamos lá no Parque Dom Pedro o primeiro embrião da DDM do mundo. No mundo inteiro não tinha nada. Estar aqui é uma felicidade. A grande maioria talvez não saiba o quanto essa estrutura é importante para as mulheres vítimas de violência. Estamos com um aumento de quase 50% nos casos de violência contra a mulher. Nós precisamos de equipamentos como este para atender a essa demanda. Prefeito, muito obrigada!”, declarou Rose Mary Correa, a primeira delegada da mulher do mundo.

 

O prédio da Casa da Mulher Taboanense é próprio, conta com 760m² de área construída, acessibilidade arquitetônica e três pavimentos. Cada órgão ficará em um andar. “Essa é a concretização de um sonho. No local, as vítimas serão recebidas em espaço ainda mais adequado, acessível e que fortalecerá o andamento das denúncias”, afirma a Coordenadora dos Direitos da Mulher de Taboão da Serra, Gisele Luiza Teles Almeida.

Homenagem

Dra. Marilene Trappel de Lima A Casa da Mulher Taboanense receberá o nome de Marilene Trappel de Lima, fundadora da Cooperativa Habitacional Vida Nova e com grande trabalho social à frente do Rotary Club Pirajuçara. A advogada faleceu em fevereiro do ano passado, vítima de câncer.

Diversas autoridades prestigiaram a inauguração, dentre elas o delegado seccional, Hélio Bressan, secretários, vereadores e o deputado estadual Eduardo Nóbrega. 

Serviço:

Casa da Mulher Taboanense “Dra Marilene Trappel de Lima” - Centro de Cuidado e Proteção à Mulher

Rua Joaquim Faustino de Camargo, 160, Jardim São Paulo