A futura estação Taboão da Serra será implantada na antiga concessionária de veículos Sorana Sul, localizada às margens da Avenida Aprígio Bezerra da Silva (antiga BR-116), no Parque Santos Dumont. A obra também contemplará um terminal de ônibus para embarque e desembarque de usuários e a construção de um túnel subterrâneo para a passagem de pedestres.
Com o termo de convênio assinado entre a Prefeitura de Taboão da Serra e o Governo do Estado de São Paulo, na manhã da última segunda-feira, dia 3/6, a Prefeitura permite ao Governo do Estado a ocupação de duas áreas, com metragens de 5.900 m² e 625,75 m², no terreno ao lado, na nova sede administrativa. No local serão construídos os poços secantes, um edifício para apoio técnico e operacional e parte da saída de emergência e ventilação da linha.
Sobre o metrô na cidade
“É um projeto importantíssimo para a região e que visa não apenas atender à crescente demanda de deslocamento entre a capital e a região metropolitana, mas também promover o desenvolvimento regional e fortalecer a integração do transporte público na Grande São Paulo”, afirmou o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.
Já o secretário-executivo da Secretaria de Parcerias em Investimentos, André Barnabé, comentou sobre os prazos. “Nós temos a finalização do projeto executivo em agosto, depois haverá diálogo com as construtoras, três que já foram pré-qualificadas pela CCR e pelo Governo do Estado, para contratar a obra pelo melhor preço e no menor prazo possível”, destacou.
Francisco Perrini, diretor de operações da CCR Mobilidade, reforçou que a empresa de infraestrutura está na jornada de trazer o Metrô para Taboão da Serra através da ViaQuatro. “Serão duas novas estações – Chácara do Jockey e Taboão da Serra, com 3,4 km de extensão, e o objetivo é atender mais de 80 mil passageiros por dia no sistema da ViaQuatro. Neste primeiro momento, avançamos com o projeto executivo. A fase de obras está em tratativas com o Governo do Estado, e já solicitamos à CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) as licenças prévia e de instalação. Tudo isso para avançarmos com o projeto e a obra”, afirmou.
Texto com informações Vera Sampaio - Secom/PMTS