A manhã desta segunda-feira, dia 3 de junho, foi marcada pela notícia da implantação da sonhada estação de metrô de Taboão da Serra. A cerimônia realizada na nova sede da Prefeitura de fato representa que a cidade terá uma estação de metrô, com obras que devem ser iniciadas em breve, após término do projeto no final do ano.
 
O secretário Rafael Benini, do Estado de Parcerias e Investimentos do governo Tarcísio de Freitas assinou, juntamente com o prefeito Aprígio, o Termo de Convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo para viabilizar a implantação do Projeto de Extensão da Linha 4 - Amarela do Metrô, de Vila Sônia a Taboão da Serra.
 
“Já aprovamos o financiamento, 200 milhões de dólares, R$ 1 milhão no Banco Mundial, que é uma instituição que dispensa de maiores cobertários, para fazer a obra. Nós estamos terminando o projeto e nós temos o apoio político e respeito do governado Tarcísio para fazer a obra, é uma questão decidida”, afirmou André Isper, secretário executivo da secretaria de Parcerias e Investimentos.
 
“Era importante que o metrô da linha 4 chegasse em Vila Sônia, e isso aconteceu. Ele (o metrõ) não daria para chegar em Taboão sem passar pela Vila Sônia primeiro. Então, era São Paulo-Morumbi, Vila Sônia agora chegou. Nós temos a extensão de ônibus da Vila Sônia que deve ser substituída pelo metrô. O projeto executivo tem previsão que termine até o final desse ano, em setembro ou outubro. Terminado o projeto executivo, iniciam as obras. E aí, as obras, evidentemente, tem um planejamento, mas se espera em torno de três a quatro anos, pelo menos, para que essa obra fique pronta”, frisou Francisco Perrini, diretor de Operações da CCR Mobilidade.
 
O prefeito Aprígio afirmou que uma parte do terreno da nova sede da Prefeitura foi doada para a construção do metrô. Ele destacou as sondagens já realizadas na cidade e lembrou de quando era deputado que descobriu “que não havia projeto para a construção da estação do metrô na cidade” e que agora essa é uma realidade: “Taboão da Serra terá metrô”, disse.
 
“Eu acho que agora Taboão da Serra não tem mais dúvida de que vai acontecer, a vinda do metrô para a cidade. E como nós já temos a proposta de que começa até o final do ano. Acredito que vai acontecer”, afirmou. “Hoje temos local para a instalação do metrô. Decidimos onde será terminal de ônibus (antiga Sorana Sul) que vai atender as cidades da região”, comemorou.
 
“Este convênio representa um passo crucial para a ampliação da infraestrutura de transporte público na nossa região, proporcionando mais qualidade de vida para os cidadãos de Taboão da Serra e São Paulo”, afirmou o prefeito.
 
O Secretário Rafael Antonio Cren Benini destacou que a iniciativa está alinhada com o Contrato de Concessão Patrocinada nº 4232521201, que prevê a operação, a implantação de melhorias, a requalificação e a adequação da infraestrutura da Linha 4-Amarela. “Estamos empenhados em garantir que esta expansão traga benefícios tangíveis para a população, facilitando o deslocamento diário e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região”, disse Benini. 
 
 A assinatura do convênio foi testemunhada por Carlos Eduardo Moreira e José Valderlei Santos, que também expressaram seu apoio ao projeto. 
 
Com a formalização deste acordo, as próximas etapas incluem a elaboração dos projetos executivos e a busca por financiamento.

Participaram da cerimônia o deputado estadual, Eduardo Nóbrega, secretários municipais, vereadores e o prefeito de Itapecerica da Serra, Dr. Francisco Nakano.