A Polícia Civil de São Paulo, em parceria com a Polícia Civil do Maranhão, prendeu na manhã desta quinta-feira (30) um suspeito identificado como uma das principais lideranças de uma facção criminosa que atua no estado maranhense. O suspeito, conhecido como Gaspar, estava foragido há três anos e foi capturado em uma residência no bairro Jardim Record, em Taboão da Serra, na Grande São Paulo.
A ação foi coordenada por equipes do Setor de Investigações Gerais (SIG), do Grupo de Operações Especiais (GOE) e de outras unidades da seccional de Taboão da Serra.
Segundo as investigações, o homem de 38 anos é considerado um dos fundadores de uma organização criminosa no Maranhão. Após um período, ele teria migrado para outra facção, assumindo funções estratégicas e poder de decisão sobre o tráfico de drogas na região, além de ocupar o cargo de presidente do chamado “tribunal do crime”.
O suspeito estava foragido desde 2022, quando obteve o benefício da saída temporária e não retornou ao sistema prisional. Ele responde a mais de 18 processos por homicídio, tráfico de drogas, associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo e roubo, somando mais de 40 anos de condenações.
Após os procedimentos legais, o homem será recambiado ao sistema prisional do Maranhão, onde permanecerá à disposição da Justiça para o cumprimento do restante da pena.
