Os novos 95 coletes balísticos que custaram aos cofres públicos mais de R$ 240 mil estão sendo entregues nesta quinta (14/11) para os Guardas Civis Municipais de Itapecerica da Serra. Os agentes do plantão já estão utilizando os novos coletes. Boatos indicavam que a validade dos atuais coletes já havia expirado, entretanto o Click Regional apurou que os coletes só venceriam dia 26 deste mês, uma vez que a fabricante ‘Tamtex’ pontua que o vencimento é de cinco anos, a contar da data de entrega que ocorreu dia 26/11/2019.

Cerca de 15%, o que significa quatorze GCM’s decidiram não trabalhar “para a sua segurança”, apesar das diversas ordens de serviços e informações de que os coletes não estavam vencidos. Segundo informações do Click Regional os guardas civis seguem atendendo e fazendo a segurança dos moradores e setores públicos da cidade normalmente.

“Não existe paralisação, alguns guardas que não estão indo para as ruas, como o Romu, porém todos os guardas do Romu foram colocados em outras equipes para atuar na cidade”, disse uma fonte do Click Regional.

Afim de evitar que os guardas não fiquem sem segurança nas ruas cidade, o processo de compras dos coletes balísticos foi realizado em setembro e já estão em processo de entrega.

Ocorrência registrada

O comando da corporação chegou a registrar boletim de ocorrência alegando que alguns GCM’s “não atenderam ocorrência justificando que o colete estava vencido”.

“Em 08/11/2024 foi elaborada a Ordem de Serviço nº 505/2024 ratificando sobre a Validade da Garantia e determinando que a jornada de trabalho seja cumprida normalmente, porém, nessa mesma data no plantão noturno, eles [guardas] descumpriram essa ordem de serviço e continuaram pela Base GCM, onde foram repassadas pela CECOM ocorrências de Crime Ambiental e Perturbação da Tranquilidade e os mesmos se recusaram a atender com a mesma alegação de que os Coletes Balísticos estariam vencidos”, esclarece um dos ouvidos pelo Click Regional.