A Prefeitura de Taboão da Serra está em fase final das obras do novo equipamento de saúde localizado na Estrada das Olarias, que inicialmente havia sido projetado para abrigar o Serviço Especializado em Reabilitação (SER). O espaço, no entanto, passará a concentrar dois serviços já existentes na rede municipal: o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS I) e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). A previsão é que a entrega oficial da nova unidade ocorra até o final do mês de julho.

Com mais de 1.500 m² de área construída, a nova unidade terá dois pavimentos. O primeiro será destinado ao atendimento de crianças e adolescentes no CAPS I, atualmente em funcionamento no prédio do SER. Já o segundo pavimento contará com 12 consultórios odontológicos totalmente equipados para atendimento especializado.

Segundo a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, toda a parte de construção civil referente ao CEO está concluída e apta para receber o mobiliário e os equipamentos odontológicos. No setor destinado ao CAPS I, os trabalhos estão voltados para a pintura, aplicação de resina no piso e a limpeza final dos ambientes. Na área externa, restam apenas a construção da lixeira e o plantio de grama, que já estão em andamento.

Além dos espaços clínicos, o novo centro contará ainda com um jardim sensorial, que será utilizado em práticas lúdicas e atividades voltadas à educação ambiental dos pacientes atendidos no CAPS I, contribuindo para a promoção da saúde emocional e inclusão social.

O secretário municipal de Obras, Edson Galina, destacou a importância das adaptações realizadas. “Precisamos realizar essas modificações solicitadas pela Secretaria de Saúde para melhor atender os moradores de Taboão da Serra. Fizemos todas as adequações necessárias e estamos deixando o prédio pronto para a instalação dos serviços”, explicou.

Galina ainda ressaltou que o novo equipamento de saúde representa um avanço importante para o município. “Este é um governo preocupado em entregar o melhor para a população, e esse novo centro é essencial e necessário para o atendimento dessas especialidades”, concluiu.

Texto com informações Tamara Freitas / Foto Secom/PMTS