O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Taboão da Serra completou 18 anos de atividades neste sábado, 8 de março. Desde sua criação, o serviço tem sido fundamental na prestação de assistência médica de emergência à população.
Em comemoração a data, o SAMU realizou na sexta-feira, 7, um encontro de confraternização e homenagens para os profissionais que integram as equipes socorristas, entre motoristas, médicos, auxiliares e técnicos de enfermagem — agentes fundamentais na salvaguarda de vidas.
“Resolvemos, nessa festividade, trazer antigos funcionários para cá e mostrar a importância de cada um deles na criação desse serviço. Homenageamos uma das primeiras diretoras mulheres do Samu, Sônia Fischer, em nome de todas as mulheres da nossa equipe”. O Samu em Taboão da Serra nasceu pequenininho, mas se desenvolveu graças ao trabalho incansável desses profissionais”, disse Nei Correia, Diretor Municipal do SAMU.
Com uma equipe multiprofissional e ambulâncias de suporte básico e avançado, o SAMU realiza um trabalho importante na cidade, salvando inúmeras vidas. A equipe é composta por 138 profissionais, sendo uma média de 34 pessoas por plantão.
Durante a confraternização, a vice-prefeita Erica Franquini representou o prefeito Engenheiro Daniel e ressaltou a importância do serviço para a cidade. “Sempre estive ao lado do SAMU e hoje estou muito feliz por comemorar os 18 anos. Essa é uma categoria que amo muito porque sou enfermeira e a população de Taboão da Serra agradece o trabalho desse povo maravilhoso que sai às ruas salvando vidas”, disse.
Ligado à Secretaria Municipal de Saúde, o SAMU de Taboão da Serra está localizado na Estrada Tenente José Maria da Cunha, 563, no Jardim Record, próximo ao Pronto Socorro e Maternidade Municipal (Antena) e conta com oito ambulâncias e quatro motolâncias que realizam uma média de 60 atendimentos ao longo das 24h de funcionamento.
O Samu de Taboão da Serra foi o primeiro a ser municipalizado no estado de São Paulo e realizou, entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, 3.461 atendimentos. Até o mês de junho, a unidade irá receber outras duas ambulâncias para resgates de emergências.
Por Rebeca Motta e foto divulgaçã0 - Secom/PMTS