Moradores da região seguem sem energia há 7 dias após vendaval
Karen Santiago
Moradores de cidades da região seguem enfrentando transtornos com a falta de energia elétrica sete dias após o vendaval com rajadas superiores a 100 km/h, registrado na última quarta-feira, dia 10. Mesmo passados vários dias do temporal, milhares de imóveis continuam sem fornecimento, segundo dados oficiais da concessionária.
De acordo com atualização da Enel no “Mapa da Energia”, às 19h36 desta segunda-feira, 15, Itapecerica da Serra contabiliza 790 clientes sem luz. Em Taboão da Serra, o número chega a 731 unidades consumidoras, enquanto Embu das Artes soma 1.055 clientes afetados. A situação mais crítica, no entanto, é registrada em Cotia, onde 24.981 imóveis ainda permanecem sem energia elétrica.
Em Itapecerica da Serra, a crise levou a uma resposta judicial. A Justiça acatou o pedido do prefeito Ramon Corsini e ampliou para R$ 400 mil o valor da multa diária aplicada à concessionária pelo não restabelecimento do serviço dentro do prazo — tema detalhado em matéria completa.
A gravidade do cenário também gerou reação do Governo do Estado de São Paulo. Em nota oficial, o Estado manifestou preocupação com a possibilidade de prorrogação, por mais 30 anos, da concessão federal da Enel. No comunicado, o governo afirma que “as interrupções recorrentes e prolongadas no fornecimento de energia pela Enel São Paulo evidenciam há muito tempo a incapacidade técnica, operacional e gerencial da concessionária e o fracasso do atual modelo federal em avaliar a qualidade da prestação do serviço aos consumidores” - confira aqui.
Enquanto isso, moradores seguem relatando prejuízos, insegurança e dificuldades no dia a dia, cobrando uma solução definitiva para um problema que já se arrasta há uma semana.