A Polícia Federal e equipes do Ministério da Agricultura realizaram, na quinta-feira (2), uma ação de fiscalização em depósitos de distribuição de bebidas na Grande São Paulo e no interior do estado, no âmbito das investigações sobre os casos de intoxicação por metanol.
Um dos alvos foi o Atacado Soares, em Embu das Artes, conhecido como um grande centro de distribuição de bebidas. No local, os agentes permaneceram por cerca de quatro horas, verificando minuciosamente as mercadorias.
Segundo o diretor do estabelecimento, nada de irregular foi encontrado. Apenas três garrafas foram levadas para análise técnica em laboratório, como parte do procedimento padrão. Em vídeo publicado nas redes sociais, ele tranquilizou os consumidores, garantindo que o atacadão não trabalha com produtos falsificados e que o espaço é seguro para compras.
Ele também elogiou a atuação dos órgãos de fiscalização, ressaltando que a investigação é necessária para combater crimes de adulteração de bebidas.
Casos de intoxicação
O Brasil registra 59 notificações relacionadas à intoxicação por metanol até a tarde desta quinta-feira (2), segundo informou o ministro da Saúde Alexandre Padilha durante coletiva de imprensa. Dessas 59, 11 já têm a detecção laboratorial da presença do metanol.
Em relação aos estados dos registros, o ministro informou que: 53 são de São Paulo: um deles aconteceu em Itapecerica da Serra; 5 são de Pernambuco e 1 é do Distrito Federal.

Fotos: Lucas Jozino/TV Globo