A Polícia Militar prendeu nesta quinta-feira (11) o acusado de balear no pescoço o cabo Johannes Kennedy Santana Lino durante uma abordagem no mês passado, em Paraisópolis, Zona Sul de São Paulo. O caso ganhou grande repercussão.
O crime foi registrado em vídeos feitos por testemunhas e também pela câmera corporal do próprio policial, que sobreviveu ao disparo. Johannes chegou a ser internado, mas recebeu alta hospitalar. Ele recebeu a maior honraria da corporação.
O preso é Kauan Alison Alves dos Santos, de 20 anos, apontado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) como o homem que aparece sacando uma arma e disparando contra o PM em Paraisópolis.
Segundo a Polícia Militar, uma equipe realizava patrulhamento quando se deparou com um grupo de indivíduos. Ao notar a aproximação da viatura, eles tentaram fugir. O soldado PM Ferraz iniciou a perseguição e conseguiu abordar Kauan, que foi imediatamente reconhecido como o autor do disparo contra o cabo Johannes Santana, do 1º BPM/M, na ocorrência registrada na área do 16º BPM/M. A ocorrência foi encaminhada ao Distrito Policial.
Contexto do caso
Na ocasião do crime, o policial estava em uma moto e perseguia Kauan por suspeita de envolvimento em “arrastões” na região da Chácara Santo Antônio. O acusado pilotava outra motocicleta, ao lado de um comparsa.
Após o disparo, Johannes caiu e começou a perder sangue. Um terceiro homem, identificado como Gabriel Vieira dos Santos, de 28 anos, tentou impedir a prisão de Kauan e chegou a roubar a arma do policial. Ele foi preso, mas acabou liberado na semana passada.