Um adolescente de 17 anos morreu durante uma ocorrência envolvendo agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Cotia, na Grande São Paulo, na tarde do último domingo (29). A situação está sendo investigada pelo Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), que acompanha o caso. A Secretaria da Segurança Pública do Estado informou que dois agentes foram presos em flagrante, e outros dois foram afastados das funções, tendo suas armas recolhidas para análise técnica.

Segundo informações da Polícia Civil, a ocorrência teve início após a identificação de um veículo roubado no qual, conforme relato de vítimas, uma pessoa teria sido mantida presa no porta-malas. Durante a perseguição aos suspeitos, o jovem foi atingido por disparos de arma de fogo e não resistiu aos ferimentos.

Imagens obtidas por câmeras de segurança estão sendo analisadas pelas autoridades. Elas mostram o momento em que um dos jovens corre pela rua Apolônio de Perga, no bairro Parque Ipê, e cai após ser atingido. A perícia confirmou que ele foi baleado no lado esquerdo do tórax. Segundo a Polícia Civil, os dois GCM´s presos, teriam mentido em depoimento ao afirmarem que houve troca de tiros durante um suposto confronto com suspeitos de roubo.

Nota da Prefeitura de Cotia

Em nota oficial, a Prefeitura de Cotia informou que os guardas civis envolvidos na ocorrência foram afastados preventivamente das atividades operacionais como medida de cautela, a fim de garantir a lisura na apuração dos fatos. A gestão municipal também destacou que os agentes estavam em serviço e atuaram no atendimento a uma ocorrência de roubo de veículo com vítimas, uma delas mantida no porta-malas do automóvel.

A administração reafirmou seu compromisso com a transparência, o respeito à legalidade e o acompanhamento do caso pelas autoridades competentes.