Os prefeitos de Itapecerica da Serra, Ramon Corsini; de São Lourenço da Serra, Felipe Amed; de Taboão da Serra, Daniel; e de Embu das Artes, Hugo Prado, decretaram estado de emergência devido às fortes chuvas que atingiram as cidades na tarde e noite de domingo (2/2). O decreto tem como objetivo agilizar o atendimento às famílias afetadas e minimizar os impactos dessa situação crítica.
As cidades foram duramente castigadas pelo grande volume de chuva entre sexta-feira e domingo. Com o solo já encharcado, ocorreram deslizamentos de terra e alagamentos em diversas regiões. Muitos moradores perderam bens conquistados com anos de esforço, e o cenário nos locais atingidos é devastador: olhares desolados, tristeza e incontáveis perdas.
Uma força-tarefa foi mobilizada para prestar assistência à população. Em Taboão da Serra, por exemplo, estão sendo arrecadados alimentos não perecíveis, roupas, itens de higiene pessoal e produtos de limpeza no ginásio Ayrton Senna. Em Itapecerica, quem puder pode doar aos moradores do Branca Flor, muito atingido pela chuva domingo.
Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil foram enviadas para os bairros mais afetados, atuando no resgate de pessoas e animais ilhados.
Serviço:
Defesa Civil: 199
Bombeiros: 193
Samu: 192
Polícia Militar: 190
Foto: Ricardo Vaz / Secom - PMTS