As primeiras informações sobre o projeto de expansão da Linha 4-Amarela, que contemplará as novas estações do metrô: Chácara do Jockey e Taboão da Serra foram apresentadas em audiência pública realizada pela ViaQuatro, na noite da última quarta-feira (17), no Centro de Formação Tular Pilar, no Maria Rosa.
“As sondagens já estão em 60%. Uma das entradas será ao lado da estação (onde funcionava a Sorana) e a outra entrada na esquina da rua Alfredo Wolf. A edificação é simplesmente uma cobertura para o passageiro. Todos os acessos dispõem de elevadores, escada rolante e física, além de acessibilidade. A ligação de acesso é subterrânea”, informou um dos engenheiros da ViaQuatro.
“As obras se iniciam em Taboão da Serra. A Chácara do Jockey está em uma área que demanda desapropriação e não necessariamente as obras serão realizadas simultaneamente”, explicou um dos representantes da ViaQuatro. “Até dezembro iniciaremos as obras. Até junho teremos essas áreas desapropriadas e até 2028 toda obra implantada”, explicou.
De acordo com a ViaQuatro objetivo do encontro foi esclarecer as dúvidas iniciais e ouvir sugestões da população. “Neste momento, estão em andamento os estudos técnicos, incluindo a elaboração de projeto executivo, de licenciamento ambiental, de demanda e de utilização de áreas públicas e privadas”, informa a nota.
De acordo com o governador em vinda a Taboão da Serra, em 10 de junho, o investimento estimado é de R$ 3,4 bilhões. Cerca de 90 mil passageiros serão beneficiados por dia. “Taboão da Serra vai ser a primeira cidade a ser alcançada pelo metrô. Estamos assinando no dia de hoje um aditivo para a extensão em 3,3 km, investimento estimado de 3,4 bi”, pontuou à ocasião.
A futura estação Taboão da Serra será implantada no terreno da extinta concessionária Sorana Sul, localizada às margens da Avenida Aprígio Bezerra da Silva (antiga BR-116), no Parque Santos Dumont. A obra também contemplará um terminal de ônibus para embarque e desembarque de usuários e a construção de um túnel subterrâneo para a passagem de pedestres.