A cidade de Itapecerica da Serra foi contemplada, na última terça-feira, 19 de setembro, com a maior honraria relacionada ao Programa de Combate à Tuberculose.
O prêmio foi recebido pelo alto índice de cura da doença. Itapecerica da Serra teve 92% do total de casos com resultado positivo na eliminação do agravo superando, em muito, o decretado pelo Ministério da Saúde que é de 85% de casos curados.
Outro prêmio concedido à cidade foi na busca de casos entre os comunicantes de cada paciente diagnosticado com tuberculose; atividade que é fundamental para reduzir novas infecções pela doença. Neste quesito, o município atingiu 85% de examinados, acima de 70% esperados.
Além destas referências, também foi recebida a premiação pela qualidade do laboratório municipal, referência para toda a região, atendendo, além de Itapecerica da Serra, outras 8 cidades, com qualidade incontestável.
Por último, foi concedida a premiação pela qualidade de ações no CDP (Centro de Detenção Provisória), evitando que a doença se disperse por profissionais penitenciários, parentes e privados de liberdade.
"A Autarquia de Saúde de Itapecerica da Serra parabeniza seus servidores nesta luta incansável contra uma doença sorrateira e com alto índice de óbitos em nosso país".
Sobre a Tuberculose
A tuberculose é uma doença que se dissemina através dos pulmões com pessoas doentes transmitindo através da tosse, da fala ou do espirro para outras sadias. Quando a pessoa está com tuberculose, além de tosse persistente há dois ou mais semanas, podem manifestar febre, perda de peso e muita sudorese, principalmente à noite.
O diagnóstico é feito com um exame chamado baciloscopia que se realiza através da coleta de escarro do paciente e este exame pode ser realizado em todas as nossas Unidades de Saúde quando houver suspeita da infecção. A tuberculose tem cura e o medicamento é totalmente gratuito.
Texto e foto Departamento de Comunicação PMIS