A cidade de Taboão da Serra passou a contar, nesta quarta-feira, dia 21 de junho, com o serviço de Coleta de óleo de cozinha usado, em parceria com a Coperzagati. Inicialmente haverá três pontos de coleta e tanto os moradores da cidade, como dos municípios da região, podem levar o óleo usado. Os pontos de coleta são: Coperzagati (rua Porfírio Herdeiro, 440 – Parque Industrial das Oliveiras), Ecoponto municipal (rua José Milani, 275, no Jardim Irapuã - em frente ao Supermercado Kaçula) e Escola Livre de Educação Ambiental e Viveiro (rua Casablanca, 185 – Parque Monte Alegre),

O prefeito Aprígio pediu para a população descartar o óleo usado nos locais adequados, afim de preservar o meio ambiente. “Se a gente conseguir arrecadar esse material e não deixar que sejam lançados nos córregos, é um avanço muito grande. Precisamos salvar o meio ambiente e não tem outro jeito, a não ser com a prevenção”, afirmou.

“Há uma preocupação muito grande com o desenvolvimento da cidade, no geral com a qualidade de vida das pessoas. A nossa preocupação e ação imediata para melhorar o meio ambiente, ecoponto que criamos devido ao muito lixo jogado na cidade, que entupia bueiros e aumentava as enchentes. Hoje arrumamos uma solução para o óleo que é muito poluente”, destacou o prefeito.

O secretário de Meio Ambiente frisou que o junho verde traz para a cidade “uma série de conclusões de ações e uma série de iniciativas, além de refletir o que fizemos e o quanto podemos avançar. A coleta do lixo reciclável, a coleta do óleo usado, o ecoponto, tentando não produzir tantos detritos”, disse.

Como fazer?

O óleo precisa estar em um recipiente pet, como garrafa de plástico, após ser utilizado e estar frio, não é necessário filtrar o óleo, porque o destino final do que for coletado será usado como biocombustível.