O secretário de Assistência Social e Cidadania de Taboão da Serra e responsável pelo Fundo Social de Solidariedade Municipal, Wagner Eckstein, participou na quarta-feira, 12/04, do primeiro encontro regional de fundos municipais, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade Estadual (FUSSP). 
 
No encontro no Palácio dos Bandeirantes, o Fundo Social de Solidariedade Municipal apresentou as ações que são realizadas em Taboão da Serra para ajudar quem mais precisa, sendo os programas: Segurança Alimentar (Mercado Solidário), que consiste na doação de kits de alimentos que são arrecadados em campanhas junto à população e empresas; a Ação Inverno, que abre as portas do Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro POP) para pernoite; a entrega de Kits de Enxovais para gestantes e puérperas em situação de vulnerabilidade social; Aquece Taboão e Varal Solidário, campanhas para arrecadação e doação de roupas, calçados e cobertores para que mais precisa; entrega de óculos, próteses e órteses.
 
“Foi uma oportunidade que Taboão da Serra teve junto aos 30 municípios da Região Metropolitana, da Baixada Santista e da Capital. Um encontro produtivo, apresentamos um pouco do nosso trabalho, conhecemos o que as outras cidades estão fazendo, nos aproximando dos Fundos Sociais e da nova gestão que assumiu o Governo do Estado de São Paulo”, disse o secretário Wagner Eckstein.
 
 
A primeira-dama e vereadora de Taboão da Serra, Luzia Aprígio, afirmou que foi uma honra estar ao lado da primeira-dama do Estado Cristiane de Freitas. “Tivemos o prazer de receber a Cristiane de Freitas no mês passado em nosso município, em visita à Carreta da Mamografia que estava no Pirajuçara, e agora fomos muito bem recebidos no Palácio do Governo, participamos de uma palestra direcionada aos Fundos Sociais de diversos os municípios e da capital, e agradeço o convite e a oportunidade de estar ao lado de pessoas dignas”, declarou Luzia Aprígio.
 
Durante o encontro, também foi abordada a atuação do FUSSP com a implantação dos programas Praça da Cidadania e Escolas de Qualificação Profissional nas regiões. A primeira-dama ressaltou, principalmente, sobre a importância dos projetos que estimulam a geração de renda para pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Capacitando as pessoas, fazemos com elas tenham independência financeira e isso traz dignidade. Nada melhor para do que ter autonomia e saber que seu sustento vem do seu próprio trabalho”, destacou Cristiane Freitas.
 
O encontro contou com a presença da primeira-dama do Estado, Cristiane de Freitas, da Presidente Executiva do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Berenice Giannela, além da primeira-dama e vereadora de Taboão da Serra Luzia Aprígio.
 
Também participaram do encontro, a coordenadora do Fundo Social de Solidariedade de Taboão da Serra Jeane Gomes, os servidores municipais Patrícia Ladislau e Márcio Fagundes, além da coordenadora dos Direitos da Mulher, Gisele Luiza Teles Almeida de Moraes.
 
Texto Vera Sampaio e foto Carlos Jerônimo