O Click Regional segue produzindo matérias especiais para mostrar ao eleitorado de Itapecerica da Serra as propostas dos candidatos a prefeito. Chegou a vez dos moradores conhecerem as propostas de Trânsito e Transportes, Obras e Serviços e Habitação da candidata a prefeita Adriana Abelhão (Psol). 

Trânsito e Transportes

- Buscar adotar medidas operacionais para desafogar o transito: (a) priorizar o fluxo de ônibus,

valendo-se das novas tecnologias; (b) nova política de uso dos estacionamentos públicos e privados; (c) incentivo do uso do transporte compartilhado e colaborativo; (c) criação do centro de referência em cultura da mobilidade urbana, para ir além do âmbito da educação no trânsito.

- Avançar numa política de tarifa zero, assegurando de início a gratuidade as famílias de baixa

renda no transporte público municipal;

 - Implementar tarifa zero para beneficiários do Bolsa Família, permitindo que a população com maior vulnerabilidade social possa se locomover no município;

- Revisar as licitações do sistema de transporte rodoviário e auditar a planilha de custos das

Concessionarias de transporte coletivo;

-  Buscar viabilizar a criação de linhas que circulem dentro dos bairros, incentivando

Deslocamentos, além da logica casa-trabalho.

- Revisão da frequência de ônibus aos sábados e domingos, em diálogo com os cidadãos; operação 24h, segurança, iluminação e mobiliário urbano; pavimentação propicia, pontos de ultrapassagem e paradas com estrutura de proteção e bem-estar dos usuários; Implementação de Cartão Transporte;

- Buscar uma Política de Qualidade Ambiental no Transporte Público.

- Ampliação do diálogo entre municípios da Grande São Paulo para discussão de políticas de transporte.

- Incentivar o transporte ativo e compartilhado em substituição a cultura do automóvel: fomentar as políticas que visam dar maior rotatividade/desestimulo ao uso de vagas nos logradouros públicos e compartilhamento de automóveis.

- Continuar e, sobretudo, aperfeiçoar o programa de redução de velocidade nas vias.

Habitação

- Buscar a ampliação dos investimentos federais no município, principalmente para habitação.

- IPTU verde

- Inteligência publica em projetos e planejamento urbano.

- Habitação como direito e como serviço público.

- Redução e controle dos preços de aluguel por meio de intervenção no domínio econômico, valendo-se da para-fiscalidade e externalidades.

- Recuperar a qualidade de vida nos bairros e moradias já construídas pelos trabalhadores.

- Descentralização da política de habitação com escritórios comunitários.

- Implementar política de mutirões, fomentar o cooperativismo, a economia solidaria e novas formas de propriedade comunitária.

- Política de regularização fundiária e segurança da posse.

- Saneamento ambiental por microbacias e saneamento ecológico, aumento das áreas

permeáveis, gestão das aguas e recuperação de rios e nascentes.

- Política de resíduos sólidos, com ampliação da coleta seletiva, reciclagem, compostagem integrada com hortas urbanas e cooperativismo.

- Prevenção de riscos e atuação emergencial em catastrofes urbanas por meio da atuação das Salas de Situação.

Obras e Serviços

- Busca de recursos junto ao governo estadual para a instalação de um hospital veterinário público em nosso município.

- Viabilizar Consultório Móvel Veterinário para atender aos tutores e tutoras das periferias que não tenham condições de deslocamento até as áreas centrais de atendimento.

- Distribuição de Caixas d'agua a população, para garantir o armazenamento, uma vez que inúmeras casas das periferias não tem essa possibilidade, para redução da escassez hídrica dessa população.

- Implementar programas de monitoramento para preservação, proteção, recuperação e desnaturalização de matas ciliares, nascentes e corpos d’agua do município.

- Criar e implantar programas para captação, armazenamento, tratamento e utilização das aguas pluviais, privilegiando projetos unifamiliares, com vistas a aumento da segurança hídrica, principalmente em áreas de maior vulnerabilidade social.

- Criar, aplicar ou ampliar, nos aparelhos públicos, a reutilização das aguas pluviais, tornando os prédios públicos cada vez mais sustentáveis.

- Estabelecer Termo de Ajustamento de Conduta entre Sabesp, MP e PMIS para eliminar os despejos de esgotos in natura, de modo a cumprir o art. 208 da Constituição do Estado SP.

- Participação efetiva da Prefeitura de Itapecerica da Serra nos Comitês de Bacia Hidrográfica que englobam o município de Itapecerica da Serra.

- Buscar o uso de aplicativos e outros mecanismos de acompanhamento, pela população, das licitações de obras, reformas, serviços e compras de materiais em hospitais, escolas e demais

equipamentos.