O juíz eleitoral da cidade de Embu das Artes, Luís Antônio Nocito Echevarria declarou em decisão contrária a candidata a prefeita, Rosângela Silva dos Santos, na última terça, 20/8, que a pesquisa eleitoral SP 06076/2024 realizada pela ASN Pesquisas Públicas Ltda “não foi registrada e irregular” e determinou “suspensão definitiva de sua divulgação”.
 
“A pesquisa eleitoral realizada pela ASN Pesquisas Públicas, com registro nº SP 06076/2024 no Sistema PesqEle, não apresentou, no prazo determinado de 1 (um) dia após sua divulgação, os bairros ou a área abrangidos pela pesquisa. Essa complementação da informação deveria ter sido disponibilizada no Sistema PesqEle no prazo estabelecido pela norma, sob pena de ser a pesquisa considerada não registrada. Por esta razão, forçoso incidir a determinação normativa, para ser considerada como não registrada”, decide o juíz.
 
O juíz Luís Antônio condenou os representados dentre eles (Rosângela Santos e Francisco Nascimento Brito) por infração ao preceito contido no artigo 33, §3° , da Lei n° 9.504/97, aplicando-se a penalidade no valor mínimo previsto de R$ 53.205,00 (cinquenta e três mil, duzentos e cinco reais), a cada um dos Representados, ponderada a gravidade da conduta praticada.
 
A representação “por divulgação de pesquisa eleitoral de intenção de votos” contra a candidata a prefeita e outros representados foi aberta na justiça eleitoral de Embu das Artes pelo Partido Republicanos.
 
“Nós entramos na justiça, o Judiciário pediu para que eles retirassem do ar, recolhesse o jornal e hoje saiu uma decisão final com a condenação de multa no valor de mais de R$ 53 mil reais cada um, por publicarem pesquisa irregular, ou seja, todo mundo sabe que o trabalho feito até agora, nestes 7 anos e meio de mandato, está sendo reconhecido pela população e à população quer a continuidade, não adianta ficar com conversa fiada que não vai colar”, afirmou o prefeito Ney Santos.
 
Nesta eleição Ney lançou como seu sucessor Hugo Prado e a vice, Dra Bete. Hugo atualmente é vice-prefeito ao lado de Ney Santos. 

Foto divulgação TRE