O prefeito de Itapecerica da Serra, Dr. Francisco Nakano, prestigiou a comemoração dos dez anos de atuação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) na cidade, realizado no último sábado, 31 de julho. A solenidade teve um sabor especial para Nakano, que participou da implantação e atuou no órgão por quatro anos.

“Enquanto todos estão no conforto de seus lares, nós estamos aqui cumprindo escala. Esperamos ficar apenas em alerta, mas caso necessário for, a equipe está indo para um chamado. Nós somos SAMU”, disse o prefeito durante a comemoração ocorrida na sede do órgão, no Centro.

O serviço é regional, e também atua nos municípios de Embu-Guaçu, Juquitiba, Embu das Artes e São Lourenço da Serra. De 2011 até hoje, já foram mais de 60 mil atendimentos só em Itapecerica da Serra. 

De acordo com Dr. Nakano, “o SAMU é um braço dos Prontos-Socorros e um braço da Autarquia de Saúde. Todos trabalham em conjunto, por um reconhecimento e um ideal: o melhor atendimento nas ruas”. O prefeito parabenizou e agradeceu os integrantes pelo empenho: “Foi uma honra fazer parte desta equipe”.

Em discurso, o superintendente da Autarquia de Saúde - IS, Dr. Flávio Bergamaschi, afirmou que sabe das dificuldades e perigos que os servidores do SAMU enfrentam. Ele parabenizou a todos pelos dez anos de atuação e se colocou à disposição para qualquer necessidade e sugestão.

Composição

Além da equipe da Central de Regulação, composta por telefonistas auxiliares de regulação médica (que recebem os primeiros chamados) e médicos reguladores, o serviço conta com os profissionais que dirigem as ambulâncias e fazem o atendimento nos casos de urgência e emergência. São enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e condutores socorristas. 

A coordenadora do SAMU Itapecerica da Serra, Rosangela Hathner, destacou também a importância da equipe de lavadores dos veículos, que garante a higiene e segurança aos pacientes, especialmente em tempos de Covid-19.

Texto e foto Assessoria de Imprensa da PMIS