Os atendimentos no Pronto Socorro Central de Itapecerica da Serra saltaram no mês de julho para 11 mil, impacto direto devido ao fechamento do Pronto Atendimento do Hospital Geral. O número de pacientes que passaram pelo PS é considerado "surreal e nunca ocorrido na história da unidade, em meio a diminuição de casos da Covid, o que tem nos surpreendido", segundo Wanessa Gerona, coordenadora técnica da Autarquia Municipal. Ela e o prefeito Doutor Francisco Nakano anunciaram durante coletiva aos jornalistas, na quarta, 11 de agosto, que existe planejamento para a construção de uma UPA na cidade e a contratação de médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem.
Para atender essa demanda foram contratados mais dois médicos. "Ao todo são quatro médicos plantonistas, entre eles um pediatra que atende diariamente por 24 horas e um médico na emergência, que cuida de casos graves, sai na remoção. Seis auxiliares de enfermagem e quatro enfermeiros. O PS não foi projetado para atender essa quantidade de pessoas e existe um planejamento para a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com espaço mais adequado e de acordo com o número de munícipes", afirmou Wanessa.
O prefeito Doutor Nakano observou que a UPA só pode ser construída em terreno próprio da Prefeitura e que o local está sendo estudado. "Um lugar plano, com acessibilidade boa, com estacionamento para carros e que não atrapalhe o bairro em si. No centro não tem espaço e na XV tem espaço, mas não tem terreno da Prefeitura. Estamos vendo o local, estudando e temos a planta", disse o mandatário. "A UPA está contemplando a entrada de pediatria, emergência, ambulâncias, observações", completou.
De acordo com Vanessa "realmente está demorando o atendimento. Mas todos os pacientes são triados, classificados de acordo com a gravidade. O atendimento pode durar até quatro horas", informou. Por fim salientou que 12% destes atendimentos, são provenientes de outros municípios, entre eles São Lourenço e Cotia. A demora no atendimento tem sido uma das principais queixas dos munícipes.