A cidade de Itapecerica da Serra perdeu um total de 439 doses de vacinas que seriam destinadas à imunização de diversas doenças, inclusive a Covid-19. Desse total, 84 doses eram da Coronavac. A perda se deu devido a energia elétrica que foi cortada, após vandalismo na Unidade de Saúde da Família do Potuverá. 

 
O crime foi percebido pelos funcionários por volta das 6h30 desta sexta, 5 de março. O cadeado do portão estava arrombado, a porta lateral aberta e os vidros quebrados.
 
A Autarquia de Saúde informou que nada foi levado, porém os prejuízos com as vacinas são irrecuperáveis, "pois os fios de energia elétrica foram cortados, provocando suspensão de energia por longo período. Dessa forma, todos os imunizantes que estavam na câmara de vacinas tiveram que ser desprezados".
 
De acordo com a Autarquia, as doses perdidas da Coronac seriam utilizadas para imunização dos idosos residentes no Mosteiro da Paz e idosos do bairro que já estavam agendados para receber a segunda dose.

A USF Potuverá conta com sistema de segurança por meio de monitoramento por câmeras e alarmes. As imagens geradas já foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia de Itapecerica da Serra.

Segundo a nota, a Autarquia Municipal de Saúde solicitou, também, explicações à empresa responsável pelo monitoramento sobre a falha do equipamento de alarme, que não disparou, e sobre a razão de nenhum responsável ter sido acionado durante a noite, no período em que a unidade permaneceu sem energia.

A USF Potuverá não pode realizar atendimentos durante todo o dia de hoje, pois permaneceu sem energia elétrica. Somente após o restabelecimento da energia, será possível contabilizar prejuízos que possam ter sido causados nos equipamentos da unidade. No entanto, a lamentável perda das 439 doses de vacinas já é comprovada.

A população de aproximadamente 6.700 pessoas de abrangência da USF Potuverá permanecerá sem atendimento até que os reparos elétricos sejam efetuados pela equipe de manutenção da Autarquia da Saúde, juntamente com a equipe da ENEL, que seguem trabalhando no local.

Foi registrado o Boletim de Ocorrência número 757/2021.