A Prefeitura de Itapecerica da Serra deflagrou, na terça-feira (1º), uma operação integrada para reforçar a fiscalização contra a comercialização de bebidas alcoólicas adulteradas, especialmente com presença de metanol — substância altamente tóxica e já associada a casos de cegueira e morte no estado de São Paulo.
A ação percorreu adegas e bares em diversos bairros do município e contou com a participação de órgãos municipais e estaduais, incluindo a Guarda Civil Municipal (GCM), Vigilância Sanitária, Autarquia de Saúde, Procon, equipes de Fiscalização e apoio da Polícia Civil do Estado.

“Organizamos uma ação para o combate às bebidas que estão levando pessoas à morte, à cegueira, causando diversos danos à saúde. Nosso trabalho é garantir a segurança da população, retirando do mercado produtos irregulares e responsabilizando quem coloca vidas em risco”, afirmou o prefeito Dr. Ramon Corsini, que acompanhou pessoalmente o início da operação.

O vice-prefeito Allan Dias também destacou a prioridade da gestão: “Essa é a preocupação do nosso governo: defender a vida e proteger os consumidores da nossa cidade.”
Segundo a administração municipal, esta foi apenas a primeira etapa de uma série de fiscalizações diárias que devem ocorrer em diferentes pontos da cidade. A população pode colaborar denunciando práticas suspeitas por meio do site do Procon-SP ou pelo Disque Denúncia 181.